O ciclo de vida das embalagens impacta diretamente no meio ambiente e no seu negócio. E entender as etapas de fabricação e as matérias-primas das embalagens pode ajudar sua empresa em diferentes aspectos.

Parece um conceito muito abstrato ou, até mesmo, algo que não é prioridade no momento? Então, leia o nosso artigo para entender como o ciclo de vida de embalagens pode sim revolucionar o seu negócio!

Embalagens e os impactos no meio ambiente

Todos os produtos e indústrias interagem com o meio ambiente. Portanto, eles exercem algum impacto na natureza e, até mesmo, nas sociedades.

Quando falamos das embalagens, isso não acontece apenas no momento em que o cliente descarta o produto. As matérias-primas necessárias em sua fabricação, os poluentes gerados pelas indústrias e outros aspectos também têm grande peso nessa equação.

De forma geral, os impactos de uma embalagem são determinados pelas entradas e saídas de materiais durante a sua vida. Ou seja, desde o momento em que ela é fabricada, até o uso do produto e o seu descarte.

Entenda o ciclo de vida de embalagens

O termo “ciclo de vida” não é utilizado apenas para o ser humano e para os animais. Produtos, marcas e empresas também passam por um ciclo a partir do momento que são concebidos. E o seu lançamento, consolidação no mercado e, inclusive, sua perda de participação contam a história desse ciclo.

Quando falamos de embalagens, o ciclo de vida segue a mesma lógica. Desde a fabricação até o envase, uso e descarte, os produtos passam por uma trajetória e geram impactos na sociedade.

eBook: Guia para criar rótulos irresistíveis

Por que isso importa?

Conhecer todos os estágios de vida de uma embalagem permite entender melhor o seu processo de fabricação. Além de ter uma participação mais ativa na redução de poluentes, essa atitude permite otimizar custos e gerar mais valor aos clientes.

Pense em uma embalagem que é reutilizável, por exemplo. Os custos com embalagens para os refis serão menores. Além disso, o impacto no meio ambiente é minimizado e o consumidor ainda enxergará mais valor em sua marca.

Tenha em mente que há uma movimentação muito grande em relação ao consumo consciente e à preservação do meio ambiente. E os consumidores estão mais atentos em relação às escolhas das empresas nesse sentido.

Isso significa que, mesmo que as embalagens sejam produzidas por terceiros, a sua marca é responsável pelos impactos que são gerados. Por isso, muito mais do que ser uma questão de enquadramento, conhecer o ciclo de vida de embalagens é fundamental na estratégia de negócios.

Selo eureciclo

Fazendo suas embalagens com a Dehon Plásticos, você recebe o certificado de economia circular e o selo eureciclo para estampar nos rótulos de seus produtos!

Como analisar o ciclo de vida de embalagens

Como fazer, então, para entender o ciclo de vida de embalagens e tentar minimizar os impactos gerados ao meio ambiente?

Primeiro, é importante conversar com os fornecedores para entender melhor os seus processos de fabricação e distribuição.

Analise pontos como a quantidade de matéria-prima utilizada e se há alguma ação no sentido de economizá-la. O descarte e o reaproveitamento de resíduos também são muito importantes aqui, bem como o transporte do produto final.


Vale analisar também se as matérias-primas utilizadas possibilitam a reciclagem, por exemplo, ou a diminuição do impacto ambiental.

A sua empresa também deve colaborar com a educação dos consumidores a respeito de como descartar ou reutilizar a embalagem. Criar pontos de coleta ou, até mesmo, trabalhar apenas com embalagens que possuam outros usos após o término do produto, são excelentes formas de contribuir.

Nesse sentido, também é importante orientar os clientes a respeito do uso correto das embalagens. E isso não vale apenas para o produto, como também para o momento de “desmontar” a embalagem para descartá-la.

Tenha em mente que essa preocupação é benéfica para todos. Além de o meio ambiente agradecer, a sua empresa conseguirá diferenciais importantes para fortalecer a marca.

Não deixe de comunicar essas ações para os clientes por meio de campanhas de marketing e da própria embalagem. Mostre que a consciência ambiental é uma prática na empresa e que vocês têm uma missão muito maior do que apenas vender.

Agora queremos saber: a sua empresa já encara o ciclo de vida de embalagens com esse olhar? Divida com a gente nos comentários quais as ações que já acontecem nesse sentido!