Não importa o meio em que você tenha se acostumado a consumir produtos, se via online ou diante do PDV (Ponto de vendas), em lojas físicas: o fato é que o rótulo permanece presente e imponente em qualquer plataforma, sendo, ainda, um elemento fundamental na decisão de compra do consumidor.

Afinal de contas, ele concentra tudo aquilo que você precisa saber a respeito dos produtos e, de quebra, deve garantir uma harmonia à embalagem capaz de instigar a curiosidade e interesse do cliente.

Missão difícil, não é mesmo? Mas não impossível, pois veremos, no post de hoje, as principais formas que fazem um rótulo destacar os seus produtos. Confira!

As considerações do cliente em um PDV

Hoje em dia, o valor de marca está em evidência, e muito dessa construção de valor está atrelada às estratégias de marketing dos produtos de uma empresa.

Invariavelmente, uma das etapas consiste em pensar como o rótulo do produto vai impactar esse consumidor – seja visual ou sensorialmente.

Isso porque sabemos que as pessoas não se deixam levar somente pela aparência. Uma série de outros fatores faz com que elas parem diante de certo produto, em detrimento a outro. E o rótulo tem essa grande responsabilidade, seja na distribuição de informações, nas cores utilizadas, no design da embalagem.

Assim, pense que o rótulo é o cartão de visitas dos produtos, devendo aliar, perfeitamente, funcionalidade, valor de marca e design.

Por isso, destacamos 3 pontos importantes que não podem faltar nos seus rótulos de produtos! Confira. 

1. Impacto visual

É inegável que um produto deve fazer com que o consumidor se sinta bem, não é mesmo?

E isso começa com uma apresentação impecável da sua marca e do produto oferecido, visando despertar o desejo de compra e trabalhando o inconsciente do consumidor, que vai procurar por um rótulo e embalagem que tenham mais a ver com o seu estilo de vida.

Não é à toa, inclusive, que toda marca deve trabalhar a sua identidade visual com base no perfil médio dos seus consumidores. Para o rótulo, isso implica em 3 fatores:

  • Um bom posicionamento de marca;
  • Ilustrações trabalhadas com qualidade;
  • Impressão feita em um rótulo de qualidade.

Dessa maneira, aos poucos, cada rótulo criado terá muito mais a ver com o seu consumidor, garantindo maiores possibilidades de chamar a sua atenção.

2. Criação de conexões emocionais com o cliente

Partindo para o lado psicológico da decisão de compra, devemos levar em conta que o consumidor procura, ainda que indiretamente, se relacionar com os produtos: um simples desejo, uma mera conexão que o faça optar por um, e não pelo outro.

Pode ser pela imagem que o seu rótulo carrega, a maneira como as informações estão descritas, o equilíbrio funcional entre a embalagem do produto e o seu rótulo. Beleza, praticidade e funcionalidade: traduzir tais conceitos no rótulo pode ser o grande passo para que você interaja, ali no PDV, com o seu público-alvo.

Vale, inclusive, apostar em rótulos sazonais, que ajudam ainda mais a captar a atenção do consumidor quando a sua marca já é facilmente identificável e reconhecida.

3. Manter-se relevante

Por fim, o rótulo pode destacar o seu produto com mais evidência no PDV quando a sua própria exposição é o suficiente para colocá-lo à frente da concorrência.

É a simples valorização da sua marca, e, por isso, o rótulo deve ser a linha de frente para garantir esse destaque.

Não basta, portanto, investir pesado em comunicação e marketing se você não está dando a devida atenção à identidade visual do seu produto.

Explore a sua identidade visual em rótulos de produtos que digam muito sobre a sua empresa e o quanto você valoriza essa rápida interação íntima entre o seu público-alvo e o seu portfólio.

Lembre-se do que falamos: os olhos também se deixam levar, na decisão de compra – ainda que não seja o único fator.

É importante saber cativar o consumidor – em todos os sentidos – para que, assim, o rótulo seja o diferencial que faltava para atrair e reter clientes da sua marca.

Mas, e para você? De que outras maneiras o rótulo pode destacar seus produtos? Compartilhe conosco no campo de comentários deste post!