Aumentar as vendas e garantir novos clientes é uma das grandes vantagens de cuidar de toda a identidade visual de um produto. Acontece que, para isso, nem tudo depende apenas do investimento em uma embalagem e rótulo de qualidade.
Afinal de contas, a gestão de merchandising (estratégias de exposição de produtos no ponto de venda) conta muito – principalmente, para chamar a atenção do seu público-alvo. É, por fim, uma ação estratégica e que pode ser significativa para embalar em vendas o lançamento de um produto, por exemplo.
Quer entender um pouco mais sobre como a posição do produto na prateleira interfere nas vendas? Basta seguir com a leitura deste post!
Aleatoriedade não combina com a posição do produto
Até sair da linha produtiva para as lojas, o produto final passou por muitas, muitas etapas cuidadosamente planejadas para garantir que, quando o consumidor batesse os olhos naquele produto, a atração fosse imediata.
Logo, é de se considerar que a estratégia em colocar os produtos em evidência deve se estender aos pontos de venda também, não concorda?
Pois deveria, pois até o próprio consumidor concorda com isso. Ainda que, muitas vezes, ele nem se dê conta. Afinal, o olhar percorre por todas as prateleiras enquanto ele trafega por entre os corredores de uma loja ou supermercado. Produtos em destaque ganham mais chances de estar nesse campo de visão, então, correto?
Por isso, trabalhe para que seus produtos fiquem estrategicamente visíveis nas gôndolas e prateleiras, e não escondidos. Não à toa, estabelecimentos comerciais costumam até cobrar por um lugarzinho estratégico para exibir os produtos.
Negocie por um lugar melhor para seu produto
A negociação de merchandising existe e é comum, como bem dissemos, mas é importante avaliar se o rótulo do seu produto vale todo esse investimento.
Isso porque um espaço nobre, por exemplo, pode não ser a melhor opção para colocar um produto desconhecido e de baixo giro. Análise similar a ser feita ao realizar ações promocionais, já que a visibilidade deve ser tão atrativa quanto o valor anunciado do produto.
Caso seus produtos em promoção fiquem escondidos entre tantos outros produtos, como o consumidor vai se deixar atrair pela sua embalagem?
Trabalhe bem a organização do produto nas gôndolas
Atente-se, sempre, quanto a visibilidade dos produtos de maior giro. Afinal de contas, a fácil saída de um produto também significa prateleiras vazias, que tendem a afastar o consumidor – ainda que de maneira inconsciente.
Além disso, vale idealizar que produtos focados no público infantil também têm um lugar especial – e não é nas prateleiras mais altas, não.
Por isso, caso você possua produtos infantis em seu portfólio, lembre-se que as prateleiras inferiores são o destino ideal para eles. Será a primeira coisa que os pequeninos verão, ajudando a aumentar as vendas.
Por fim, vale se atentar às gôndolas do lado direito, pois é o caminho que, normalmente, o consumidor se vê fazendo ao entrar em uma loja.
Dessa maneira, vale prestar atenção a esse ponto estratégico para colocar produtos que tenham mais chances de venda, já que tendem a chamar mais a atenção do público.
Erros mais comuns ao posicionar os produtos nas prateleiras
A seguir, selecionamos algumas dicas de erros que você pode ficar de olho no varejo, para se certificar de que os lojistas não estão fazendo com os seus produtos, como:
- Conferir se os produtos de menor giro estão em posições melhores do que produtos de maior giro;
- Averiguar se os produtos de cada nicho encontram-se nos seus devidos lugares;
- Checar, periodicamente, os resultados de uma reorganização na gôndola e em outros pontos de venda;
- Não prestar atenção ao comportamento do consumidor, bem como sua interação, com a gôndola.
Identificar esses pontos é de grande ajuda para obter um melhor compreensão do mercado, como um todo, e como o seu produto pode se destacar frente à concorrência!
Aposte em rótulos de qualidade para atrair a atenção do consumidor
Agora que você já sabe a importância de uma boa gestão de merchandising, convidamos você a conhecer o nosso infográfico que vai tirar todas as suas dúvidas a respeito do melhor tipo de rótulo para sua embalagem.
Afinal de contas, uma boa apresentação do seu produto vai começar, invariavelmente, pelo rótulo que dá nome, cor e as informações desejadas ao consumidor. Invista nessa ideia!
Deixar Um Comentário