Infelizmente, a maioria dos mercados precisa aprender a driblar a concorrência desleal, causada pela informalidade. E, no segmento de produtos de limpeza, a situação é preocupante. Existem cada vez mais fabricantes não autorizados que vendem produtos caseiros a preços muito abaixo do mercado.
Como fazer para conscientizar o cliente sobre os riscos que ele corre ao optar por compras desse tipo, então?
No artigo de hoje, vamos abordar mais esse tema e apresentar dicas sobre como vender os seus produtos de limpeza em meio a cenários como esse. Confira!
Concorrência desleal e perigosa
Quando a crise econômica se intensifica, muitas pessoas começam a buscar alternativas para não comprometer a renda. Isso faz com que negócios sem estrutura e, até mesmo, sem autorização, comecem a surgir.
É criado, dessa forma, um novo segmento de mercado com produtos de baixa qualidade e preços inferiores. E esse tipo de concorrência desleal é algo negativo tanto para os fabricantes de produtos de limpeza quanto para os clientes.
Os fabricantes se veem obrigados a reduzir os preços para não sofrerem um impacto tão grande nas vendas. Já os clientes começam a lidar com riscos por manipularem produtos sem qualidade ou tóxicos.
Como vender seus produtos de limpeza nesse cenário
Tentar aplicar preços mais baixos para se destacar dos concorrentes, sejam eles informais ou não, quase nunca é uma boa estratégia para vender mais.
Quando você implementa uma estratégia de igualdade de preços, se torna dependente do mercado. E esse tipo de atitude impossibilita os seus clientes de reconhecerem a qualidade da sua marca.
É exatamente por isso que é preciso adotar outras práticas. Investir em marketing e educar os clientes sobre diferenciais da sua empresa, é uma excelente estratégia para se destacar.
A seguir, listamos algumas dicas de como vender seus produtos de limpeza em meio a tantos concorrentes:
1. Nunca abra mão da qualidade
A qualidade costuma ser o primeiro ponto a ser comprometido para conseguir custos menores e baixar os preços dos produtos.
Comprometer a qualidade dos seus produtos, no entanto, só fará com que as vendas dependam ainda mais dos preços. Por isso, é fundamental que esse seja um atributo do qual a sua empresa jamais abrirá mão.
Apesar de alguns detalhes técnicos ainda serem estranhos aos consumidores, as pessoas estão mais informadas e percebem quando a qualidade cai. Fazendo isso, você corre sérios riscos de perder clientes e ainda prejudicar a sua marca para sempre.
Por isso, não deixe de acompanhar o processo de produção dos produtos e garantir que a eficácia e a segurança sejam mantidas.
2. Calcule o preço de venda da forma correta
Você pode achar estranho esse item aparecer aqui, sendo que falamos para não focar na estratégia de diminuição de preços. No entanto, é importante distinguir esse tipo de ação com o cálculo correto do valor de venda dos produtos.
Você realmente sabe quanto custa para produzir e vender cada um dos seus produtos? Esse conhecimento é fundamental para oferecer preços mais competitivos e negociar com o ponto de venda.
Além disso, esse tipo de análise permitirá mais segurança para entrar em novos mercados e lançar linhas complementares. Atividades que podem fazer toda a diferença para aumentar o faturamento da sua empresa!
3. Invista em divulgação
O marketing da sua empresa deve ser encarado como um investimento, e não como um custo. Afinal, de nada vai adiantar oferecer produtos de alta qualidade se os clientes não ficarem sabendo.
Usar a internet, nesse sentido, pode ajudar a sua marca a se destacar e a se posicionar como autoridade.
Uma ótima dica é apostar em conteúdos que ajudem os clientes a entenderem quais produtos são de qualidade, e apresentar dicas que facilitem as suas vidas.
4. A embalagem é tudo
Por fim, mas não menos importante, dedique alguns dias para analisar o rótulo e o design dos seus produtos.
Quando falamos em vendas no PDV (ponto de venda), uma embalagem atrativa faz toda a diferença para destacar a sua marca. Pense em maneiras criativas de chamar a atenção e incentivar as compras por impulso, além de destacar os diferenciais do produto.
Tenha em mente que, apesar de existirem regulamentações da ANVISA, as embalagens dos produtos de limpeza não precisam ser iguais. Como a sua empresa pode fazer para ser diferente e, assim, ganhar maior saída das prateleiras?
As dicas que demos aqui são simples, mas vão ajudar a responder à pergunta de como vender seus produtos de limpeza em um mercado tão competitivo.
Ficou com alguma dúvida ou usa outra estratégia que não citamos aqui? Conte para a gente nos comentários e vamos trocar experiências!
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