Você os vê, diariamente, em todos os produtos de consumo que fazem parte de sua rotina: seja na cozinha, em seus rituais de higiene pessoal ou mesmo no combate às enfermidades que desaceleram a nossa produtividade cotidiana.
O fato é que os rótulos estão em todos os lugares, e não apenas para colorir embalagens! Eles são informativos, estéticos e funcionais, devendo estar com tais qualidades em perfeito balanceamento para promover qualitativamente uma marca.
Daí, vem a pergunta: isso sempre foi assim? É o que veremos neste post, em que vamos traçar um breve histórico dos rótulos, apontando a sua relevância ao longo dos anos. Confira!
O documento de identidade de todo produto
Não é segredo que os itens de consumo foram mais e mais aprimorados com as revoluções industriais que impactaram, definitivamente, a maneira como enxergávamos o mundo.
Afinal de contas, foram períodos em que mais produtores surgiram e, consequentemente, mais produtos foram lançados visando oferecer diferenciais e uma competitividade mercadológica natural decorrente desse processo.
Foi assim que nasceu também a necessidade em informar ao consumidor aquilo que ele estava adquirindo e consumindo. Se já existiam as embalagens, bastava algo sobre elas para facilitar essa comunicação entre o produtor e seus consumidores.
Da identificação à comunicação
Inicialmente, um rótulo pouco tinha o dever em dizer a respeito daquele produto. Bastava ser um item de identificação da marca produtora para a fácil visualização do consumidor.
Acontece que, com o passar dos anos, órgãos reguladores exigiram que fossem acrescentadas diversas responsabilidades informativas nos rótulos das empresas.
Entre as principais, podemos citar a composição dos seus produtos, avisos de segurança e orientações quanto ao manuseio e armazenamento do produto, entre outras específicas para cada setor de atuação (como é o caso da tabela nutricional em alimentos, por exemplo).
Essas informações, inclusive, têm forte apelo social, uma vez que são evidenciadas pelo próprio desenvolvimento de nossa sociedade e também pelo aumento de responsabilidades das empresas produtoras com o seu consumidor.
Assim, mais que um simples invólucro atrativo, os rótulos adquiriram um destaque importante que ajuda a explorar as responsabilidades e atenções das marcas, bem como ajuda a desenvolver a sua identidade visual para o interesse dos consumidores.
O que nos leva, portanto, a um importante fator de conhecimento: a importância dos rótulos e por que você deveria investir mais na criação de produtos memoráveis!
Por que investir cuidadosamente em rótulos?
Vivemos uma época em que a concorrência – independentemente do seu setor de atuação – é acirrada, com diversos produtos similares disputando atenções em um ponto de venda (PDV).
Logo, o rótulo deve estar devidamente alinhado com as exigências de órgãos reguladores – como a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) – e, acima de tudo, equilibrado para fortalecer a identidade visual de sua marca.
Afinal de contas, os hábitos de consumo modernos revelam que o indivíduo procura – mesmo que sensorialmente – por uma identificação com aquele produto. Assim, é importante investir em rótulos, pois eles podem dizer muito sobre o seu negócio!
Rótulos contam com amplo apelo na decisão de compra
Além dessa conexão emocional que um simples rótulo pode estabelecer com o seu público-alvo, é notório que o conjunto de fatores de um bom rótulo (como linguagem objetiva e prática, identidade visual cuidadosa e apelo funcional) ajuda na decisão de compra.
Por isso, as empresas devem investir em rótulos pensando em como impactar o seu consumidor – em detrimento a tantas outras opções ao alcance de sua mão – de maneira pessoal (por conta da identificação) e profissional (rótulos informativos e de qualidade).
Assim, podemos estabelecer uma longa ponte que separam os séculos de histórias entre os primeiros e os mais recentes rótulos de produtos, averiguando que muita, muita coisa mudou nesse período.
Mas, com algo ainda em comum entre eles: os rótulos são fundamentais no processo de criação de qualquer produto, bem como do seu estabelecimento no mercado.
E se o seu negócio ainda estiver à procura do melhor tipo de rótulo para se adaptar às suas exigências e objetivos, entre em contato conosco e descubra como revolucionar a sua marca!
Deixar Um Comentário