FAÇA UM ORÇAMENTO SEM COMPROMISSO!

PEDIR ORÇAMENTO

Rótulos Manga (PE) sustentáveis

Agora a Dehon é licenciada pela RES BRASIL (www.resbrasil.com.br), com certificação para produção de plástico oxibiodegradável, visando minorar o impacto ambiental do descarte inadequado de plástico no meio ambiente.

Para a fabricação do plástico oxibiodegradável, utilizamos o aditivo d2w™, que o torna degradável no meio ambiente, sem alterar sua resistência e propriedades de impressão, e continua reciclável.

O início do processo de oxibiodegradação do plástico produzido pela Dehon ocorrerá somente após a exposição do material no meio ambiente, sob a ação da radiação UV, do calor e de tensões mecânicas, degradando-se totalmente num prazo de 12 meses.

O aditivo d2w™ é patenteado e de propriedade e fabricação da empresa inglesa Symphony Environmental.

Fazer Orçamento

Como ocorre o processo de oxibiodegradação:

Entenda o passo-a-passo!

Na fabricação do plástico, se adiciona o aditivo pró-degradante d2w™, resultando em uma mudança em seu comportamento.

Assim, quando esse plástico for submetido à ação da radiação UV, do calor e de tensões mecânicas, sofrerá degradação, gerando a sua quebra molecular em fragmentos menores e “ricos” em grupos oxigenados.

Estes fragmentos serão permeáveis à água, tornando-se fonte de alimento para micro-organismos (bactérias e fungos) existentes na natureza, que se alimentam dos elementos de carbono e hidrogênio do plástico oxidante.

Esse processo leva à biodegradação do material em CO2, água e biomassa, não deixando fragmentos de petro-polímeros no solo. E por isso, pode ser chamado de “biodegradável”.

torne seus rótulos oxibiodegradáveis

Vantagens dos rótulos 

oxibiodegradáveis:

É comprovadamente eficaz em produtos plásticos produzidos com Polietileno, Polipropileno, BOPP, Poliestireno e PET (filmes)

Pode ser programado, durante sua fabricação, para que se degrade no tempo que atenda às necessidades do usuário

Podem ser transparentes, para que alimentos ou outros conteúdos possam ser vistos claramente

Podem e devem ser reciclados por todos os métodos conhecidos, juntamente com plásticos convencionais

Podem ser usados em contato com alimentos, cosméticos e medicamentos

São ideais para alimentos congelados, pois podem ser mantidos em temperaturas abaixo de zero

Não contém ingredientes geneticamente modificados e nem metais pesados em sua composição

Não emitem metano durante a oxidação

Não contém organoclorados (composto cancerígeno, teratogênico e cumulativo no organismo)

Passa por testes de ecotoxicidade, incluindo a germinação, crescimento e sobrevivência dos organismos

A biodegradação em terra é uma fonte de nutrientes para plantas, assim como é a palha, relva, folhas, etc.

São seguros para o meio ambiente, pois degradam-se em tempo muito inferior ao do plástico convencional

Protege aves e animais marinhos

O aditivo d2w™ não é de origem animal e não é testado em animais

Não contribui para o aquecimento global

Parte do faturamento da venda do aditivo d2w™, será destinada ao plantio de árvores

Com que nível de certeza se pode controlar o período de degradação?

Entenda como funciona

A velocidade da degradação pode ser controlada, em grande parte, pelo aditivo utilizado na fabricação da embalagem.
A velocidade real da degradação, no entanto, é afetada pelos níveis de variáveis não controladas – particularmente o calor, luz, umidade e tensão – aos quais o plástico seja exposto. Níveis mais elevados desses fatores vão acelerar o processo, e níveis inferiores vão retardá-lo (mas não pará-lo). Por esta razão, os fabricantes normalmente fabricam com uma margem de segurança significativa sobre o tempo de degradação planeado para garantir que as propriedades do plástico se mantenham intactas durante a vida útil do produto em questão.

torne seus rótulos oxibiodegradáveis

Os aditivos ou produtos acabados precisam ser armazenados ou manipulados de forma especial?

É necessário um certo grau de cuidado para garantir que os produtos não fiquem expostos a calor, luz, umidade ou tensão excessiva. Os plásticos oxibiodegradáveis devem ser guardados em local fresco/com sombra.

Fazer Orçamento

Certificações do d2w™:

  • Pela autoridade internacional OPA (Organização para Proteção Ambiental) por cumprir normas vigentes de biodegradabilidade e segurança ambiental da ASTM (American Society for Testing and Materials – órgão estadunidense de normatização para uma ampla gama de materiais, produtos, sistemas e serviços), BS (British Standard – norma emitida pela BSI – Instituto Britânico de Normatização, e AFNOR (Associação Francesa de Normalização), entre outras;
  • Segundo recente relatório da EUROFINS, os plásticos produzidos com o aditivo d2w™ estão em conformidade com as normas EN 13432 e ISO EN 14855-1 (normas europeias que definem a especificação técnica para a compostabilidade dos produtos de bioplásticos):, e seu índice de biodegradabilidade é de 88,86%, em apenas 121 dias;
  • FUNVERDE – ONG brasileira, reconhecida nacionalmente por sua dedicação e atuação na proteção do meio ambiente, apóia o plástico produzido com d2w™;
  • Atende a Diretiva RoHS (Restrição de Certas Substâncias Perigosas – é uma diretiva européia que proíbe que certas substâncias perigosas sejam usadas em processos de fabricação de produtos) sendo livre de metais pesados e substâncias tóxicas;
  • Possui parecer oficial emitido da ANVISA, garantindo que todos os componentes dos aditivos d2w™ estão presentes nas Listas da ANVISA nºs 105 e RDC 17;
  • A Análise do Ciclo de Vida – AVC (ou LCA em inglês), realizada sob a norma ISO 14040, comprova que os plásticos produzidos com d2w™ são 75% menos impactantes que os plásticos convencionais, quando descartados incorretamente no meio ambiente – o que permite a rotulagem ecológica tipo III;
  • Por conta dessas certificações, os plásticos fabricados com d2w™ são permitidos – no Brasil e no mundo -, onde existem leis proibindo sacos, sacolas e embalagens não degradáveis.
torne seus rótulos oxibiodegradáveis

As embalagens e rótulos produzidos com d2w™ podem ter impresso
o seguinte selo:

A principal finalidade da tecnologia RES d2w™ é controlar e reduzir o tempo que o plástico leva para degradar-se e biodegradar-se, caso seja descartado indevidamente, sem jamais ser coletado e reciclado, impactando, assim, positivamente na preservação do meio ambiente. SEJA CONSCIENTE! PRESERVE O MEIO AMBIENTE!

As diferenças entre plástico oxibiodegradável, plástico verde e
plástico biodegradável

  • PLÁSTICO OXIBIODEGRADÁVEL – material plástico em polietileno, derivado do petróleo – matéria prima não renovável -, que contém um aditivo que faz sua degradação ocorrer em, aproximadamente, 18 meses.
  • PLÁSTICO VERDE (BIOPLÁSTICO) – I’m Green – é um plástico produzido a partir do etanol de cana-de-açúcar – matéria prima renovável – e, que durante o processo de produção, captura e fixa gás carbônico da atmosfera, colaborando para a redução da emissão dos gases causadores do efeito estufa. Mantém as mesmas propriedades, desempenho e versatilidade de aplicações de aplicações dos polietilenos de origem fóssil, e também é reciclável.
  • PLÁSTICO BIODEGRADÁVEL – São resinas biodegradáveis, cujos componentes são derivados de matéria-primas de fontes renováveis – vegetais ou animais -, tais como, celulose, amido, chitina, etc. Decompõem-se em seus componentes mais simples pela atividade de micro-organismos ao entrar em contato com o solo, com a umidade, o ar e a luz solar. Para que seja considerado biodegradável, precisa se degradar num período máximo de 180 dias, de acordo com as normas internacionais. E, o melhor destino para esse tipo de plástico é a compostagem, pois aterros e a natureza, não são ambientes propícios para sua degradação.
Fazer Orçamento