A sustentabilidade é uma exigência de nossos tempos. Isso se deve a diversos problemas que estão ocorrendo com a natureza na Terra. Sempre se relacionando à forma como estamos tratando nosso planeta.
Neste artigo, vamos apresentar a primeira cidade 100% sustentável do mundo, que já está em construção na China. Tal fato tem atraído muitas pessoas para conhecer a iniciativa pioneira. Inclusive, certamente será o modelo que deverá ser adotado em larga escala no mundo nos próximos tempos.
Características de uma cidade sustentável
Uma cidade sustentável deve contemplar algumas características efetivamente: o uso racional dos recursos naturais e foco em utilizar energia renovável, adoção de transportes que não agridam o meio ambiente, reutilização de resíduos, reciclagem de materiais, entre outras. Tudo para uma convivência harmônica e saudável com a natureza.
Outro fator importante é a preservação do meio ambiente. Ou seja, sem agredi-lo e com consciência social de respeito à população. Sempre com entendimento de que atos individuais podem comprometer toda a comunidade.
Estabelecer regras e exigir seu cumprimento, privilegiando o respeito ao ser humano. Deixar carros e outros bens materiais em segundo plano, é outra forma de ter sustentabilidade, estabelecendo-se uma convivência respeitosa e de harmonia entre os habitantes das cidades. Consequentemente, essas passam a ser características importantes de uma cidade sustentável.
Primeira cidade 100% sustentável do mundo
A primeira cidade 100% sustentável do mundo foi idealizada pelo arquiteto italiano Stefano Boeri. Está em construção nos arredores de Liuzhou, com capacidade para receber cerca de 30 mil pessoas. Conta com uma estrutura de casas, hotéis, escritórios, hospitais, escolas etc.
Com mais de 1 milhão de plantas de diversas espécies e 40 mil árvores, recebeu o nome de Cidade Floresta. Foi idealizada para ser autossuficiente energeticamente, sem poluição do ar.
Sua inauguração está prevista para ocorrer em 2020.
Características das construções na primeira cidade 100% sustentável do mundo
Para ser considerada a primeira cidade 100% sustentável do mundo, é necessário que sejam observadas algumas exigências, rigorosamente. A cidade possuirá construções com fachadas revestidas de vegetação, melhorando a qualidade do ar da cidade.
Com ruas mais estreitas e projetadas como corredores, existe melhor ventilação. Oferece-se, dessa forma, maior bem-estar à população.
O deslocamento individual pela cidade se dará através de caminhadas ou bicicletas, sem poluição por aumento de gás carbônico na atmosfera.
Serviços de trens de alta velocidade levarão cidadãos à cidade de Liuzhou.
Estima-se que, anualmente, serão produzidas 900 toneladas de oxigênio, com base nos cuidados com a adoção de plantas e árvores na cidade, o que vai filtrar aproximadamente 10 mil toneladas de dióxido de carbono e 57 toneladas de poluentes.
Utilizando energia renovável, será autosustentável energeticamente. Sem qualquer agressão ambiental.
A biodiversidade agradece
Essa primeira cidade 100% sustentável do mundo contribuirá decisivamente para o equilíbrio da biodiversidade na China. Pode auxiliar, ainda, no aumento de aves e outros animais no local, com o incentivo de ações de respeito à natureza.
Dessa maneira, serão criadas condições e ambientes adequados à vida de aves, insetos e outros animais. Assim como novos habitats que permitam a preservação de espécies ameaçadas.
Considerações finais sobre a primeira cidade 100% sustentável do mundo
A primeira cidade 100% sustentável do mundo é um projeto inovador e de grande apelo à consciência. Trata-se de forma de repensar o modo de vida nas cidades modernas e de mais respeito ao meio ambiente.
Ter autossuficiência energética e respeitar a biodiversidade são maneiras de contribuir para condições de vida efetivamente. Com impacto positivo para todo o planeta.
Esse é um projeto fantástico e que deve gerar uma procura muito grande pela população. Até porque todos sabemos ser esse o estilo correto de vida, que envolve sempre preservação da natureza. Isso possibilita consciência adequada em relação ao meio ambiente.
A Dehonplast leva sustentabilidade a sério. Faça uma visita ao nosso site e conheça mais nossos produtos, e, em breve, teremos novidades inspiradas na primeira cidade 100% sustentável do mundo.
Deixar Um Comentário