O mundo moderno produz uma quantidade de lixo de proporções alarmantes e o meio ambiente é afetado diretamente por nossos hábitos de descarte. Então, a opção cada vez maior por reciclagem está presente na vida das pessoas e se torna meta de governos mundo afora. Mas você sabe como funciona a reciclagem? Esse é o tema do artigo de hoje.

Vamos esclarecer o que é e como funciona a reciclagem. Além disso, as medidas que vêm sendo adotadas pelas autoridades brasileiras para aumentar a reciclagem em nosso país.

O que é reciclagem

É a transformação de resíduos , visando alterar seus estados físicos e atribuir novas características que permitam seu reprocessamento, eliminando seu descarte na natureza.

Na reciclagem o material é reprocessado e não simplesmente reutilizado, transforma-se em matéria-prima para nova produção.

A reciclagem tradicional passa por um processo industrial para transformar o material em matéria-prima, utilizando, para isso, a energia no processo produtivo.

No entanto, já há uma tendência de se reciclar os materiais sem utilizar a energia para sua transformação e que se denomina upcycling. Basicamente, se trata do aproveitamento de materiais descartados para ser aplicados em novos produtos. Essa técnica vem sendo empregada com muita frequência no mundo da moda e em construções, por exemplo.

Guia para criar rótulos irresistíveis

Como surgiu a reciclagem

A humanidade sempre gerou lixo, com descarte no meio ambiente. Após a revolução industrial, a sociedade começou a aumentar seu consumo e, com o crescimento populacional, a geração de resíduos orgânicos que inicialmente era o maior problema, foi adicionada ao descarte de lixo industrial e de consumo de materiais processados. E aí, o lixo se tornou um problema de proporções catastróficas.

Ou seja, houve a necessidade de se criar formas de reduzir o descarte de seu lixo. Tudo para tentar frear os impactos ambientais decorrentes desse aumento de produção de resíduos.

Com o advento de crises econômicas no início do século XX e as guerras mundiais, a escassez começou a fazer com que as pessoas passassem a efetuar tratamento primário do lixo. Dessa forma, foi através da crise que se inicia uma consciência de recuperar os materiais.

A partir de então, a reciclagem de materiais foi vista como oportunidade pelo mundo empresarial e como necessidade de controle de degradação ambiental pelos governos do planeta.

Que tipos de materiais podem passar por reciclagem

Muitos tipos de materiais são sujeitos a reciclagem, porém podemos citar os mais comuns, que são: plástico, papel, vidro e metal. A seguir, vamos apresentar como esses materiais podem ser transformados em matéria-prima para uso com mesma característica original ou aplicados em novos produtos.

A reciclagem desses produtos tem impacto direto na natureza, pois evita aumentar corte de árvores, a exploração de recursos minerais e a poluição do meio ambiente, gerando benefícios as pessoas e, sobretudo, ao futuro do planeta.

Selo eureciclo

Fazendo suas embalagens com a Dehon Plásticos, você pode comprovar que cumpre a Logística Reversa, já que compra de um fabricante certificado que faz a compensação ambiental

Como reciclar

Iniciando pelo descarte correto e coleta seletiva, a reciclagem é possível por processos industriais de transformação do resíduo em matéria-prima para o mesmo produto; ou de qualquer outro que utilize aquela nova matéria-prima produzida.

Citamos os seguintes processos de reciclagem, como por exemplo:

Plásticos

São transformados em grânulos e usados para fabricação de embalagens, sacos de lixo, peças da indústria automobilística, etc.

Papéis

São transformados em uma pasta de reprocessados para virarem novo papel.

Vidros

Possuem a característica de passar por infinitos processos de reciclagem. É submetido à moagem e, enfim, reutilização em vidro novo.

Metais

Utilizados em processos siderúrgicos para a produção de aço.

O processo básico e mais geral de reciclagem é a quebra e trituração dos materiais recolhidos e preparação adequada para uso em novas matérias-primas que comporão outros produtos.

Com o avanço das pesquisas, produtos que hoje podem não ser reciclados, certamente o serão em um futuro próximo.

Como o Brasil trata a reciclagem

O Brasil vem incentivando a coleta seletiva de forma ainda bastante tímida; porém carente ainda de incentivos a associações de catadores e de empresas de limpeza urbana que atuam nos municípios brasileiros.

Existe, inclusive, uma legislação específica quanto a reciclagem, estabelecida na Lei 12.305/10 – Política Nacional de Resíduos Sólidos.


Considerações finais

Agora, que já temos informações sobre a reciclagem podemos desenvolver mais consciência sobre o descarte do lixo. Devemos passar a priorizar o consumo de itens que possam ser reciclados.

Nesse ponto, é importante atentar para pequenos detalhes dos produtos. Esse é o caso de suas embalagens e rótulos, avaliando se são reciclados ou biodegradáveis, antes de consumir.

A Dehon Plast produz rótulos recicláveis, que são um diferencial de mercado e como respeito ao meio ambiente. Entre em nosso site e conheça nossos produtos e soluções!