Foi-se o tempo em que a guerra nos PDVs se restringiam apenas às tradicionais bebidas comerciais e produzidas em larga escala. Mais e mais, as bebidas premium estão avançando em passadas rápidas e conquistando seu espaço no mercado.

Para confirmar, basta dar uma olhadinha no setor, e em como as embalagens e rótulos estão cada vez mais atrativos e focados em atrair um perfil de consumidor diversificado.

Claro, o produto no interior das embalagens também mudou, mas qual deles vai chamar primeiro a sua atenção em um supermercado, conteúdo ou rótulo?

Com base nisso, vamos entender como o rótulo pode ser o diferencial para manter as bebidas premium em destaque. Basta seguir com a leitura deste post!

De refrigerantes a cachaças premium

Adicionar alguns ingredientes, retirar outros, envelhecendo um pouco a mais aqui e acrescentando um processo de produção acolá… Assim tem se movimentado o mercado de bebidas em geral, cada vez mais em busca de diferenciação nos seus produtos.

Mas, além do sabor, cor e aroma desses produtos, é digno de menção que as bebidas premium também estão se apresentando de maneira diversificada, com designs de embalagens e rótulos exclusivos!

E, caso ainda não tenha reparado, dê uma curiosa espiada nas prateleiras, ultimamente: de refrigerantes a cervejas, uísques e cachaças, todo tipo de produto parece estar apostando alto em rótulos atrativos, capazes de fisgar a atenção do público-alvo.

Por que a diferenciação visual no mercado?

Falamos bastante por aqui, no blog, que os rótulos são verdadeiras traduções da identidade visual de uma empresa. No entanto, as bebidas premium surgiram com força não apenas para reforçar uma imagem, mas para disputar espaço nos PDVs.

Isso porque a popularidade delas está em alta, fazendo que mais empresas adiram a essa estratégia de posicionamento e diferenciação. No caso das cachaçarias, por exemplo, de acordo com a ABRABE (Associação Brasileira de Bebidas), este segmento está crescendo ano a ano, cerca de 50% .

Muito disso se deve a repaginação mercadológica dada ao produto, antes visto como uma opção de pouco glamour. Começaram com os processos artesanais, por rótulos atraentes e caprichados e, então, as bebidas premium foram ganhando espaço.

Para o consumidor, mais opções de qualidade chegam às suas mesas, com rótulos pensados com o objetivo de traduzir o cuidado dado à produção e, ainda, buscando dialogar com o público.

Uma repaginada que vai além dos rótulos

Vale considerar que todo esse processo de posicionamento de marca e inserção em novos nichos — como podemos observar com a cachaça — não se trata, apenas, de um novo visual.

Todas as empresas estão também em busca de ingredientes de qualidade, processos produtivos diferenciados e atrativos que ajudam a impulsionar o sucesso da marca no mercado de bebidas premium.

Ou seja: de nada adiantaria o investimento em no design de embalagens e rótulos, sem antes, repensar o próprio direcionamento do produto. No caso das bebidas premium tem dado certo.

E se você se encontra em uma situação similar, onde sente que é hora de investir em novos setores, nichos e em reinventar os seus produtos de sucesso, entre em contato conosco!