O rótulo honesto, como costumamos dizer por aqui, é mais que uma simples peça de divulgação da sua marca, com um design atrativo e um alinhamento ao perfil do seu consumidor. Estamos falando de uma peça que deve se equilibrar entre a objetividade, a informação e a criatividade. Mas com dois elementos fundamentais para complementar: a transparência e a sinceridade.

Hoje, a informação viaja em altíssima velocidade. Quando uma empresa perde a qualidade de sua relação com o consumidor, os resultados podem ser muito prejudiciais à marca.

É o que veremos neste artigo. A importância em manter a transparência de informações com um rótulo honesto. E as consequências de se criar um rótulo com inverdades.

O caso do azeite extravirgem

Sob a perspectiva do consumidor, um rótulo honesto é um diálogo direto entre as empresas e o seu público. Isso significa que a comunicação deve ser sincera e objetiva, visando o bom relacionamento.

Acontece que, quando as empresas omitem fatos, índices e valores nutricionais (no caso da indústria alimentícia), ocorre uma quebra de credibilidade nessa interação . Basta imaginar a sua reação ao saber que um amigo ou familiar mentiu para você. É ruim, não é mesmo?

O problema, quando levamos o exemplo para a indústria de consumo, é que a confiança do consumidor já é difícil de conquistar — imagine, então, o esforço em reconquistá-la?

Ocorreu recentemente um caso desse gênero no nicho de azeite extravirgem. Na ocasião, o rótulo honesto parece ter sido abnegado do método produtivo de algumas empresas.

Isso porque um teste de laboratório conduzido pela Associação de Defesa dos Consumidores (Proteste) apontou que, das 20 marcas de azeite (nacionais e estrangeiras) comercializadas no País, 40% delas não possuíam um rótulo honesto.

O estudo constatou que alguns dos azeites não eram de oliva, como estampavam os seus rótulos. Outros eram de oliva, mas não poderiam ser classificados como extravirgem.

A importância do rótulo honesto e as consequências das inverdades

Quando marcas em geral não são sinceras em seus rótulos, a internet tem facilitado o alarde a respeito dessas inverdades. Já ocorreram casos similares com embutidos, biscoitos, bolos, cereais e iogurtes, entre outros alimentos.

No caso dos azeites, as empresas acusadas de faltar com a verdade tiveram que se posicionar rapidamente. Ou seja, criaram uma verdadeira campanha de gerenciamento de crise.

Quando o consumidor se sente enganado, é difícil para uma marca contornar a situação e recuperar seu prestígio nos PDVs.  Além de afastar novos e habituais clientes, isso consome tempo e investimentos.

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Por que ser transparente na relação com o consumidor?

Do outro lado dessa moeda, um rótulo honesto é o caminho livre para o bom relacionamento com os seus clientes.

Isso porque, ao construir a identidade de sua empresa e trabalhar a gestão de sua marca, você também constrói um alinhamento com o perfil do seu público.

Esse esforço, com o tempo, ganha forma e volume mediante as promessas que você faz ao suprir a demanda do consumidor — e, principalmente, quando você as cumpre.

Essa boa relação, na indústria de consumo, também é sustentada por um rótulo honesto. Afinal, este é a comunicação direta com o cliente em um supermercado, por exemplo. Lá, ele estará com o seu produto em mãos e o rótulo que será responsável por este diálogo, que vai ajudá-lo na tomada de decisão para a compra.

Um rótulo honesto não garante a venda de seu produto. No entanto, a manutenção da transparência na relação com o consumidor vale muito mais do que o aumento imediato e enganoso no volume de vendas: trata-se da reputação da sua marca.

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