Que os rótulos são parte fundamental de qualquer produto, hoje em dia, não há dúvidas. Afinal de contas, representam a identidade visual de uma embalagem, o gatilho que ativa a decisão de compra do consumidor e, principalmente, o perfeito equilíbrio entre design e informação para que o cliente possa fazer a sua escolha.
Por isso, no post de hoje, reunimos 6 dicas para criar rótulos incríveis para seus produtos! Acompanhe e descubra que há muita coisa por trás das cores e do material selecionado para compor a embalagem do seu portfólio no ponto de venda. Confira!
1. Diferencie-se pelo material dos rótulos
Seja com as particularidades únicas do rótulo manga, ou com outro de sua preferência, vale iniciar a criação de um rótulo justamente pelo material que o irá compor.
Trata-se de uma decisão fundamental porque alguns materiais não resistem à umidade, outros não são apropriados para rotular garrafas e recipientes cilíndricos e existem, ainda, materiais que simplesmente não têm a ver com a sua identidade visual da marca.
Por isso, vale a pena buscar a diferenciação logo pela primeira decisão: o material a ser utilizado. Afinal de contas, o rótulo será uma das primeiras coisas que vão chamar a atenção do consumidor.
2. Trabalhe o design de acordo com a sua marca
Ao se deparar com um rótulo, que tipo de reação você deseja causar no seu público-alvo? Esta é a pergunta que você deve ter em mente ao conceber o design dos seus rótulos.
Isso implica o cuidado na organização das informações, das cores utilizadas, das imagens ou ilustrações e na harmonia visual causada pelo resultado final. Afinal, já falamos bastante, aqui no blog, o quanto um simples rótulo pode ativar o inconsciente do consumidor, não é mesmo?
Vale lembrar, inclusive, que o design do rótulo e da sua embalagem reflete, diretamente, no posicionamento da sua marca. Não vale a pena adotar um design arrojado e cheio de cores, por exemplo, se a sua marca se posiciona como sóbria e clássica.
Alinhe, portanto, o design do seu rótulo com o DNA da sua empresa!
3. Diferencie-se da concorrência
Ainda que empresas do mesmo segmento se posicionem de maneiras distintas, existe um ponto de encontro entre elas, afinal de contas, o público-alvo de seus produtos é, basicamente, o mesmo.
No entanto, toda empresa deve buscar a sua diferenciação para que o consumidor gaste mais tempo observando um produto em vez de outro.
É aí que a sua equipe deve focar em algo diferente, que chame a atenção, mas que não perca a funcionalidade e praticidade exigida em qualquer embalagem.
É um desafio, mas observar o posicionamento da concorrência, e o que ela tem feito para atrair mais clientes para os produtos dela, pode ser uma boa ideia para ingressar em territórios criativos ainda inexplorados e convencer o consumidor a preferir a sua embalagem.
4. Não perca a personalidade da sua marca
Falamos bastante, até aqui, sobre inovação. Mas, cuidado: a busca por algo singular pode fazer com que a sua marca perca a sua própria singularidade.
Dessa maneira, ainda que a inovação do rótulo seja a palavra-chave para se diferenciar nas prateleiras, o DNA da sua marca deve ser uma fronteira intransponível: o limite para que o consumidor permaneça ciente de que aquele produto chamativo no ponto de venda é seu, e não de outra marca.
5. Torne as instruções claras e criativas
Há espaço para destacar a criatividade com um tema bastante comum aos rótulos e suas embalagens: as informações a respeito do produto.
Brinque com imagens, ilustrações, textos e fontes diferentes. Assim, você consegue se distanciar do lugar-comum, mas sem perder a obrigatoriedade em dispor tais informações.
Lembre-se: até mesmo a obrigatoriedade de informações em um rótulo pode ser divertida e harmônica com a identidade visual da sua marca.
6. Trabalhe os rótulos com objetividade
Por fim, mas não menos importante: mantenha a objetividade em mente. Isso significa que o seu rótulo deve ser minuciosamente equilibrado entre textos e imagens, dados técnicos e um design criativo.
Um rótulo é pensado para ser isso tudo: informativo, divertido, único e funcional. Unir essas características e criar rótulos que se destaquem é um grande desafio, mas imensamente recompensador. Vale investir na criação de um bom rótulo!
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