Que a preocupação com o meio ambiente deve ser uma constante nos dias de hoje, todos concordam. A quantidade de plásticos utilizados no cotidiano é enorme. Nesse contexto, fica a pergunta: todos os tipos de plásticos são recicláveis? Ou biodegradáveis? Conheça as diferenças no post de hoje.
Por ser um assunto que afeta a todos, o uso e descarte de embalagens e rótulos plásticos deve ser amplamente conhecido. Inclusive, com informação a respeito do tipo de plástico de que são feitos. Tudo para que o público possa entender se são ou não recicláveis ou biodegradáveis, bem como qual o descarte mais adequado.
Como considerar quais plásticos são recicláveis?
Antes de indicarmos quais plásticos são recicláveis é necessário entender algo de forma simples. Qual a composição de plásticos a ser utilizados pelo consumidor? A partir daí, poderemos traçar conclusões.
Plástico é um produto originado do petróleo, composto por moléculas orgânicas que, na forma mais simples, se denomina de polietileno. Essa estrutura foi desenvolvida pela indústria, pelo fato de demonstrar características muito versáteis. São algumas delas:
- Força;
- Resistência;
- Leveza;
- Facilidade de transporte;
- Durabilidade;
- Resistência à água e a agentes químicos;
- Baixo custo de fabricação.
Os plásticos são classificados, conforme sua característica de fusão ou derretimento, em:
Termoplásticos
São aqueles que amolecem quando submetidos ao calor, permitindo sua moldagem várias vezes e de diversas formas. Representam 80% dos plásticos utilizados para consumo. Este é o tipo de plástico reciclável;
Termorrígidos
Não derretem se submetidos ao calor, impossibilitando sua reutilização. Dessa maneira, não podendo ser reciclados.
É possível ao consumidor identificar uma embalagem reciclável, pois existe um padrão utilizado pelos produtores. Trata-se de uma identificação por meio de um desenho na embalagem, com setas em círculo. Além disso, ainda há um triângulo com numeração que indica o tipo de plástico utilizado. Veja:
Tipos de plásticos recicláveis
Plásticos são recicláveis quando classificados em determinadas categorias. Para isso, existe uma especificação de todos os tipos de composição de plásticos. Elaborada pela Sociedade Americana de Indústria de Plásticos, divide os plásticos em sete tipos, definindo se são recicláveis ou não. Entenda a seguir:
PET – Polietileno Tereftalato (Muito Reciclável)
Um dos tipos de plásticos mais reciclados pela indústria e mais utilizados pelos consumidores. Normalmente, está em garrafas de refrigerantes, de água e potes de manteiga de plástico. Mas também é encontrado em bandejas para micro-ondas, embalagens de filmes – DVDs e afins.
PEAD – Polietileno Alta Densidade (Muito Reciclável)
Muito utilizado em reciclagem, está em sacolas de supermercados, garrafas de suco, frascos de xampu, também em tampas, baldes de tintas, embalagens de detergente e óleos automotivos.
PEBD – Polietileno Baixa Densidade (Reciclável)
Encontrado em embalagens de alimentos congelados, sacos industriais, bolsas para soro medicinal, sacos de lixo, sacolas de lojas e boutiques, etc.
PP – Polipropileno (Reciclável)
É resistente a variações de temperatura e usado em filmes para embalagens e alimentos. Além disso, em tubos para água quente, cordas, cabos, frascos, autopeças, fibras para tapetes etc. Está muito presente na construção civil e indústria automotiva.
PVC – Policloreto de Vinila (Menos Reciclável)
Localizado em embalagens de água mineral, maioneses, sucos, tubulações de água e esgoto, mangueiras, remédios, brinquedos etc. Pode ser reciclável, mas menos usado pelas indústrias de reciclagem. Seu descarte pode trazer problemas ao meio ambiente.
PS – Poliestireno (Não Reciclável)
Poliestireno é utilizado em espumas para embalagem, talheres de plástico, embalagens de proteção para produtos eletrônicos. E ainda: potes de iogurtes, sorvetes, bandejas de supermercados e aparelhos de barbear descartáveis.
Tempo de vida de embalagens
Muitas vezes o ato de consumo do ser humano promove uma consequência desastrosa para o planeta. Tudo em termos de seu bioma natural. Afinal, ao descartar o lixo de qualquer maneira e sem cuidados no recolhimento e depositar em locais inadequados, contribui-se para a poluição e risco à vida de espécies.
Dessa forma, sempre bom destacar o tempo de decomposição de produtos que consumimos e, muitas vezes, são descartados de forma irresponsável. Muitos destes exemplos são de produtos recicláveis e outros não.
- Em até 6 semanas estão enquadrados os jornais;
- Em 4 meses as embalagens de papel;
- 10 anos as latas de aço;
- 40 anos o nylon;
- 100 anos as embalagens longa vida;
- 400 anos embalagens de refrigerantes e copos de plástico;
- 450 anos para fraldas descartáveis;
- 500 anos as sacolas plásticas, tampas de garrafas, latas de alumínio e pilhas.
Pela tabela acima, podemos entender o porquê da opção de plásticos recicláveis para consumo.
Responsabilidade pela coleta e reciclagem
Nem sempre os plásticos são recicláveis ou possuem o interesse da indústria na promoção de sua reciclagem. De qualquer forma, cabe tanto aos cidadãos como às autoridades e empresas estabelecer formas de descarte mais adequadas, e de menor impacto ambiental.
Um exemplo é a coleta seletiva. É algo que facilita a indústria de reciclagem e gera renda para muitas pessoas envolvidas nesse processo. Alguns países já têm projetos que estabelecem responsabilidade às empresas sobre a coleta e reciclagem. Esse é o caso da Suécia e da Alemanha.
No Brasil, já existe legislação específica que estabelece limites de coleta e reciclagem de latas de aço, que devem ser cumpridas pelas siderúrgicas.
Existem pesquisas científicas atuais para o desenvolvimento de plástico biodegradável. A USP divulgou recentemente que criou um plástico de material biológico, ainda em fase experimental. Material que se degrada na natureza por bactérias, fungos e algas, transformando-se em água e matéria orgânica. Seria absorvido naturalmente em, no máximo, 120 dias.
Considerações finais se plásticos são recicláveis
Como nem todos os plásticos são recicláveis existe a necessidade de conscientização dos consumidores e empresas. Devem usar, cada vez mais, produtos recicláveis, e se organizarem para seus descartes corretos, com menor impacto ao meio ambiente.
Talvez as pesquisas para desenvolvimento de novas soluções ambientalmente adequadas venham a eliminar a produção de resíduos pelo homem. Até lá, observe as informações e contribua para um mundo melhor. Lembre-se que produtos com rótulo ou embalagem da Dehon, à base de polietileno, estão no grupo de plásticos que são recicláveis! Alguma dúvida se plásticos são recicláveis? Deixe seu comentário a seguir.
Deixar Um Comentário