Cada vez mais empresas estão trabalhando com respeito ao meio ambiente e ao compromisso social. Dentro dessa nova visão, surgiu o conceito de Valor compartilhado, ou seja, a conexão entre o social e econômico.

Neste artigo, buscamos esclarecer sobre esse novo foco empresarial e seu impacto na vida de todos. Acompanhe:

O que significa Valor Compartilhado?

Valor compartilhado é o conjunto de políticas e práticas operacionais adotadas pelas empresas, com foco na melhoria das condições socioeconômicas e na relação com a comunidade da empresa.

Esse conceito se expande para atividades com visibilidade global e que devem manter tais princípios de atuação em todas as partes.

Aumentando a relação entre os resultados da empresa e a responsabilidade com o social, o conceito de valor compartilhado se consolida. Isso ocorre de modo a permitir aumentar o valor da empresa e a visão a respeito de sua responsabilidade social.  

Esse é um conceito moderno e que envolve de forma intensa a empresa que o pratica. Oferecendo um diferencial ao mercado consumidor, cada vez mais, essas empresas desfrutam de reconhecimento e de destaque no meio empresarial.

As exigências de mercado quanto ao consumo responsável estão aumentando a cada dia. Há grandes perspectivas de justamente esse ser o diferencial de consumo em futuro próximo.

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Como o Valor Compartilhado se relaciona ao social e econômico?

Ocorre com base na avaliação das atividades finais existentes na empresa. Isto é: processos de produção, destinos de resíduos, comercialização e posicionamento.

Levam-se em consideração questões relativas à transparência e que afetem o meio ambiente em que estão localizadas. A partir daí, é identificado o resultado e respeito social que se esperam da empresa na interação com sua comunidade.

Com tal percepção atestada pelas práticas empresariais, o consumidor passa a priorizar os produtos com essa visão. Isso reflete diretamente em aumento de vendas e resultados sempre superiores, gerando lucro para o negócio.

Empresas envolvidas com escândalos e acidentes ambientais, acabam não se enquadrando nesse seleto grupo. Evidentemente, isso compromete seu crescimento sustentável, já que não há compromisso social e econômico.

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Diferencial da empresa que utiliza o conceito de Valor Compartilhado

Ter preocupação socioambiental se tornou um fator prioritário para uma empresa que queira se consolidar no mercado. Ou seja, se apresentar como um negócio que trabalha de maneira responsável. Um diferencial em relação não só à concorrência, mas também em termos de gestão disruptiva.

Quando há respeito da organização em relação às comunidades onde atuam, existe destaque do compromisso de melhorias de condições socioeconômicas para todos. Inclusive, às vezes, de certa maneira, assumindo lacunas deixadas pelo poder público. Este é um fator de percepção positiva pelo consumidor que esteja inserido neste processo.

Há uma visão crítica da atuação das empresas por parte do público. Desse modo, ao se verificar ações positivas, a empresa ganha vantagens no mercado e pratica o bem-estar para com a população.

A adoção de demonstrativos empresariais, como o balanço social, passou a dar transparência a estas iniciativas e que podem ser facilmente constatadas quanto a suas aplicações e retornos.

A relação entre fornecedores também está inserida neste conceito. Isso faz com que toda a cadeia produtiva possa se comprometer e contribuir para a geração de valor ao negócio e sua sustentabilidade socioambiental.

Impacto social e ambiental

Aplicar valor compartilhado significa uma ampla visão de utilização de recursos e respeito ao meio ambiente e à sociedade. Sempre com um consumo sustentável de matérias-primas e o uso de tecnologias que contribuam para manter níveis adequados de uso de materiais. Deverão ser priorizados pontos como reciclagem e reuso.

Ter cautela e utilizar recursos de produção com responsabilidade socioambiental e socioeconômica, retorna de forma direta para a sociedade por eliminar desperdícios. Isso permite contribuir para melhorar a condição de vida das famílias que estejam estabelecidas na região dos pontos de extração de recursos naturais, ou nas áreas de descarte de resíduos da empresa em questão.

Essa prática impacta diretamente no meio ambiente e beneficia o planeta, sendo reconhecida por toda a sociedade que passará a ser informada sobre tais iniciativas.

Utilizar produtos mais saudáveis e naturais é um grande exemplo de adoção de valor compartilhado. Esse princípio está sendo amplamente difundido no mundo. Tudo com aplicabilidade cada vez maior do biodegradável e do reciclável.


Considerações finais sobre Valor Compartilhado

Produzir, visando reduzir impactos ambientais e sociais passou a ser um diferencial de negócios. Permite obter resultados muito mais consistentes e responsáveis para a vida de todos os envolvidos, de forma direta ou indireta com a empresa.

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