De acordo com dados divulgados pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras), o Brasil utiliza 12 bilhões de sacolas plásticas por ano. Desse total, 10 bilhões são descartadas de forma incorreta. O uso desenfreado e o descarte que acaba provocando uma série de problemas ambientais fez com que o mercado buscasse alternativas que sejam melhores para o meio ambiente. Em busca de soluções, surgiram os rótulos e embalagens oxibiodegradáveis.
O OBP, como também é conhecido, foi desenvolvido pioneiramente na Inglaterra. Ele contém na sua formulação aditivo antioxidante e pré-oxidante, que agem como aceleradores do seu processo de degradação.
A oxibiodegradação de plásticos é definida pela norma TC249/WG9, do European Organization for Standardization (CEN), como “degradação identificada como resultante de fenômenos oxidativos e mediados por células, simultaneamente ou sucessivamente”.
A seguir, saiba mais sobre as vantagens dos rótulos e embalagens oxibiodegradáveis. Acompanhe.
- O processo de oxibiodegradação
Na fabricação do plástico, se inclui um aditivo pró-degradante e essa adição provoca a mudança de comportamento do material. Dessa forma, quando o plástico for submetido à ação da radiação ultravioleta (UV), do calor e de tensões mecânicas, sofrerá degradação, gerando a sua quebra molecular em fragmentos menores e ricos em grupos oxigenados.
Esses fragmentos, por sua vez, serão permeáveis à água, tornando-se fonte de alimento para microrganismos existentes na natureza, que se alimentam dos elementos de carbono e hidrogênio do plástico oxidante.
- Vantagens dos rótulos e embalagens oxibiodegradáveis
Eles são comprovadamente eficazes em produtos plásticos produzidos com polietileno, polipropileno, BOPP, poliestireno e PET. Além disso, podem ser programados, durante sua fabricação, para que se degradem no tempo que atenda às necessidades do usuário.
Cabe ressaltar, ainda, outro aspecto bastante positivo, que é o modo de apresentação. Apesar de suas propriedades, eles não pecam em termos de qualidade de impressão – essa fica tão atrativa quanto a aplicada em outros substratos. Ainda, os rótulos e embalagens oxibiodegradáveis podem ser transparentes, para que alimentos ou outros conteúdos possam ser vistos claramente pelos consumidores.
Ainda quanto à sustentabilidade, os rótulos e embalagens oxibiodegradáveis apresentam outra vantagem: posteriormente, podem ser reciclados por todos os métodos conhecidos, inclusive, misturados com plásticos convencionais.
Outro aspecto importante e que é uma grande preocupação na hora de se acondicionar alimentos diz respeito ao contato. Rótulos e embalagens oxibiodegradáveis podem ser usados em contato com alimentos, cosméticos e medicamentos, sendo as opções ideais para congelados, já que não é um problema manterem-se em temperaturas abaixo de zero.
Essa relação com os alimentos está em conformidade com a norma 2002/72/CE. Esse regulamento é importante pois exige que seja feita uma avaliação dos materiais componentes do produto em relação à norma, e, quando aplicável, em testes de migração. Recomenda-se que, ao se utilizar rótulos e embalagens oxibiodegradáveis, sejam feitas avaliações dos componentes e se determine a necessidade dos testes de migração do produto acabado.
Há também o benefício de esses materiais não emitirem metano durante a oxidação e estarem livres de compostos cancerígenos, teratogênicos e cumulativos no organismo. Além de seguros para a saúde, são bons para o meio ambiente, pois degradam-se em tempo muito inferior ao do plástico convencional, o que se torna mais um atributo importante para conquistar o cliente, cada vez mais preocupado com as questões socioambientais.
Você já conhecia os rótulos e embalagens oxibiodegradáveis? Ficou com alguma dúvida sobre eles? Deixe sua mensagem nos comentários.
Deixar Um Comentário