O que é economia circular? Você, certamente, tem contato diariamente com essa expressão, mas sem perceber. Talvez, nem mesmo saiba qual seu significado. Por isso, no post de hoje vamos abordar esse tema. Inclusive, focando aspectos como vantagens de economia circular para os negócios, os clientes e o planeta!

Economia circular se trata de um tema importante e que afeta a todos. Deve ser, então, amplamente divulgado para conscientização de todo habitante do globo. Somente assim, poderemos manter e preservar as condições de vida das gerações atuais e futuras do planeta Terra.

Conceito de Economia Circular

A base utilizada pelos processos de produção e consumo no mundo atual ainda é o de extração ininterrupta de recursos finitos. É uma produção de bens que terá um prazo definido de uso. Consequentemente, com o descarte final destes bens gerando resíduos ao meio ambiente.

Na economia circular, o compromisso com os recursos utilizados e sua reutilização após o consumo é essencial.  Isso muda a forma como se utilizam recursos do planeta. Ao mesmo tempo, há um maior carinho com o meio ambiente, que recebe menos resíduos e poluição.

O conceito de economia circular está baseado em uma cadeia integrada entre a extração, produção e descarte após o consumo final. Isso contribui para o equilíbrio ambiental, além de reduzir custos de produção.

Esse princípio tem uma analogia com a natureza. Ou seja, ocorre primeiro a decomposição de alimentos e espécies que adubam o solo. Isso, então, retorna para a geração do ciclo da vida, sem desperdícios ou geração de lixo.

Selo eureciclo

Fazendo suas embalagens com a Dehon Plásticos, você pode comprovar que cumpre a Logística Reversa, já que compra de um fabricante certificado que faz a compensação ambiental

Quais as consequências de economia circular para o planeta

Nosso planeta é um organismo vivo, que funciona gerando energia e vida ininterruptamente. Seu objetivo é manter equilíbrio entre as espécies, com harmonia e ordem.

O que a economia circular permite é que se preserve esse equilíbrio através da produção e consumo humano de forma consciente. Assim, o planeta permanecerá fornecendo tudo aquilo de que o homem necessita, por mais tempo.

Nada disso visa afetar de forma predatória a natureza e consequentemente o planeta. Mesmo porque, caso isso ocorra, os recursos naturais se esgotarão e a poluição ambiental se elevará a níveis – ainda mais – alarmantes.

O conceito mais amplo dessa nova forma consciente de economia visa evitar a utilização indevida de recursos naturais. Por isso, promove utilizar os próprios produtos já fabricados e consumidos. Isso afeta diretamente o bem-estar de todos.

Nesse contexto, os avanços tecnológicos contribuem para adotar este modelo de economia circular. Isso porque materiais alternativos, sem toxinas e recicláveis, podem ser mais amplamente utilizados pelos agentes de produção e consumo.

Guia para criar rótulos irresistíveis

Como economia circular afeta a sociedade

A conscientização da sociedade é o maior incentivador de economia circular. Consequentemente, há o prazer em avaliar que seu consumo não está afetando, de forma direta, o meio ambiente e, por tabela, o planeta. Tratam-se de fatores fundamentais para melhorar o bem-estar e a vida das pessoas.

Cidades sem produção massiva de resíduos promovem melhor cidadania a todos. Inclusive, permitem contribuir para uma visão mais positiva das condições de vida da população.

Com a inovação necessária para viabilizar a economia circular, os produtos passam a ter seu design e projeto em evolução constante. Tudo passa a ser pensado para praticidade de uso e menor impacto ambiental.

Repensar a forma de consumir e exercer de forma consciente e essencial, é vital para se obter resultados cada vez mais expressivos e consistentes. Assim,  a economia circular se consolida e muda a vida de toda a sociedade.

Benefícios de economia circular para as empresas

A economia circular contribui para os resultados das empresas quanto a diversas abordagens, como por exemplo:

  • Elimina o desperdício, pois uma produção reciclável não gera desperdício de matéria-prima;
  • Uso de novos componentes naturais para a elaboração de produtos;
  • Menor poluição, auxiliando na preservação ambiental;
  • Menor necessidade de extração de matérias-primas – consequente redução de custo de produção;
  • Redução de poluição tanto na captação de recursos, quanto no descarte de produção;
  • Melhoria dos processos, com foco na inovação, com novo modelo de uso e processamento de produção;
  • Fortalecimento da imagem da empresa, pois, ao passar a trabalhar com métodos adequados, clientes, fornecedores e órgãos reguladores e de fiscalização, além dos acionistas, se sentem recompensados por participar de projetos com responsabilidade ambiental;

Estes são alguns exemplos do impacto efetivo que a economia circular causa para as empresas. Por isso, cada vez mais, essa nova concepção é adotada de forma global.

Empresas que aplicam conceito de economia circular

Várias empresas já se utilizam desse conceito, por meio de biodegradáveis e reaproveitáveis em suas embalagens e produtos. No segmento de pneus, de perfumes, refrigerantes, siderúrgicas, empresas de celulares e de informática, além de vários outros. São, essencialmente, os que reutilizam ou incentivam consumidores a descartes responsáveis.

Por outro lado, há um crescimento, por parte dos consumidores, de uma postura diferenciada. É focada em avaliar, de forma positiva, as empresas que passaram a adotar processos mais comprometidos com o planeta e seus recursos naturais.


Considerações finais sobre economia circular

A economia circular foi introduzida como forma de preservar o planeta e auxiliar ao consumo consciente. Reciclar é a opção mais adequada num mundo com uma população crescente e com limitações de recursos naturais.

Acompanhe nosso blog para ter mais informações sobre assuntos como sustentabilidade e emissão de resíduos.