É indiscutível o impacto de um bom rótulo, hoje em dia – principalmente, quando deixamos de pensar como empreendedores e profissionais da área e assumimos o lado de consumidor.

Basta se lembrar, portanto, dos seus próprios hábitos de consumo e as análises (conscientes ou não) que fazem você preferir um produto a outro no ponto de venda.

Dessa forma, fica fácil compreender a importância de investir na criação de um bom rótulo, não é mesmo? Mas você sabe o por quê? No post de hoje, listamos 4 motivos para que a sua empresa invista na criação de rótulos. Confira!

1. Rótulos são investimentos

Não veja a criação de rótulos como um custo fixo de cada produto, mas como um investimento. Afinal de contas, ela é responsável por muito do retorno de seu volume de vendas.

Isso porque a identidade visual é o primeiro contato do cliente com um produto que ele desconhece. E a comunicação eficiente entre a sua marca e o perfil desse consumidor deve ser minuciosamente planejada para render os frutos desejados.

A criação de rótulos, é uma forma de, no fim das contas, penetrar na mente do seu público-alvo e agir sensorialmente nos seus fatores decisivos de compra.

Por isso, a criação de rótulos é, sim, um investimento, e não uma mera etapa complementar na confecção de um produto novo, de uma edição especial ou de um relançamento no mercado.

2. O visual importa ao consumidor

Por mais que a qualidade do produto seja um dos pontos de desequilíbrio na escolha do consumidor, e o preço seja também um fator determinante, o visual é um elemento capaz de colocar o produto nas mãos do cliente.

Isso implica na criação de rótulos capazes de causar um impacto imediato. E, por impacto, queremos dizer:

  • Um design único;
  • Funcionalidade aplicada à beleza do design;
  • Ilustrações bem trabalhadas;
  • Rótulo com material de qualidade;
  • Impressão alinhada com a identidade da marca.

Pensar nesse conjunto de fatores é um diferencial e tanto para a criação de rótulos e, assim, dominar a preferência do consumidor.

3. Você cria uma conexão emocional com o seu público

É notório o desenvolvimento do trabalho do professor e cientista cognitivo Don Norman, que explorou bem o conceito de design emocional.

Ou seja: as maneiras com a qual um bom design possui enorme relevância para o consumidor.

Como despertar a conexão emocional?

Tudo se inicia a partir de uma análise detalhada de quem é o seu consumidor, o seu perfil e hábitos, e, a partir daí, cruzar essas informações com a identidade visual da sua marca.

Assim, ao idealizar um rótulo de produto, você descobre que ele deve ter tudo a ver com o consumidor – e que este deve enxergar isso.

Vale, inclusive, destacar algo que muitas empresas estão fazendo ultimamente, e que tem tudo a ver com a conexão emocional: a criação de rótulos especiais.

São edições limitadas dos mesmos produtos, mas com uma “roupagem nova”, algo que ganha muito mais destaque quando a marca já é conhecida do consumidor. Afinal de contas, só mesmo quando já existe essa relação é que o cliente vai despertar o interesse na nova “cara” do produto.

Mas, também, para as marcas novas no mercado, qualquer tipo de design diferenciado, e uma boa estratégia de divulgação, podem ser excelentes para chamar a atenção de quem estiver passando pela prateleira.

4. Rótulos possuem relevância na decisão de compra

Esse é um dos principais motivos para investir na criação de rótulos.

Afinal de contas, o conjunto de fatores mencionados até aqui comprova que o rótulo não é apenas uma imagem estampada sobre uma embalagem: é uma conexão direta com o seu público-alvo.

Por isso é tão importante buscar essa diferenciação nas prateleiras e pontos de venda para que o impacto seja imediato e fulminante no inconsciente do seu consumidor.

Vale lembrar, contudo, que um bom rótulo deve oferecer, também, qualidade em impressão – daí, a importância de encontrar o melhor tipo de material no mercado, como o rótulo manga, que é uma das preferências dos empreendedores.

Convencido de que a criação de rótulos é essencial para o sucesso da sua marca? Se você quiser conhecer as soluções na criação de rótulos que podemos oferecer para os seus produtos, não deixe de entrar em contato conosco e até a próxima.