Para criar uma percepção de marca atraente para o seu público-alvo, não basta pensar, apenas, na funcionalidade de sua embalagem. Afinal de contas, o consumidor também absorve as informações com os olhos – e muito. Por isso, é fundamental considerar as cores do produto!

Não é nenhum segredo, inclusive, o poder que as cores têm, e o quanto elas podem impactar e influenciar a decisão de compra do cliente. Pensando nisso, nós reunimos, para o post de hoje, 5 dicas a serem consideradas na escolha das cores do produto.

Dessa maneira, você terá ainda mais chances de conquistar o seu consumidor logo na primeira olhada. Confira!

A psicologia por trás das cores

Uma simples cor diferente para um produto exposto na prateleira pode ser o suficiente para chamar a atenção do consumidor. Isso porque existe a chamado psicologia das cores, que nada mais é do que a associação que a nossa psique cria a partir delas.

Cada cor transmite uma série de sensações e emoções no subconsciente, e essa é uma estratégia que pode evocar os principais significados do seu produto, por exemplo, gerando uma associação imediata com o que a sua marca pretende transmitir.

O branco, por exemplo, é a cor universal da paz, enquanto o amarelo e o vermelho são cores quentes e exalam mais energia, disposição e paixão. Por isso, vale muito a pena se aprofundar nesse assunto para compreender as melhores combinações para o seu produto, e seguir algumas das regrinhas gerais que separamos a seguir!

1. Cores quentes combinam com alimentos

As mais recentes pesquisas mercadológicas têm apontado para o uso de cores quentes nos rótulos e embalagens de alimentos. Afinal de contas, elas são famosas, também, por despertar o apetite no consumidor, que pode começar a associar a fome fora de hora aos seus produtos.

Destaque para o laranja, vermelho e amarelo, que exploram bem essas sensações no inconsciente do consumidor. Já as cores frias, como roxo e tons de azul, geram o efeito contrário, por isso, é bom evitar o seu uso nas suas embalagens — ou, pelo menos, ater-se apenas aos detalhes do produto.

2. Branco combina com praticamente tudo

Mais do que sinônimo de paz, o branco também exala tranquilidade, repouso, confiança e limpeza, algumas das muitas qualidades que qualquer marca gostaria de passar para o seu público-alvo, certo?

Por isso, convém explorar a cor para apostar em um design mais clean e harmônico — algo já muito em destaque em segmentos específicos, como laboratórios, hospitais, clínicas de estética e até mesmo empresas de tecnologia.

3. O preto pode inspirar elegância ao seu produto

Sem excessos, o preto pode ser um aliado e tanto para um design belo e funcional dos seus produtos. Principalmente, porque esse tom passou a ser diretamente associado aos artigos de luxo.

Dessa maneira, se a sua intenção é explorar o charme da sua marca e, ainda, utilizar um pouco de mistério no processo, a cor preta pode ser o diferencial que você estava em busca.

4. A diferenciação por gênero está em desuso

Ficou no passado, junto com outras segmentações, a ideia de que o azul é uma cor exclusivamente masculina, e, o rosa, feminina.

Isso faz com que se possa explorar mais o uso de cada uma delas nos seus produtos. Se você ainda sente insegurança em relação a elas, basta conferir o que muitas marcas têm feito,. A Dove, por exemplo, tem utilizado mais cores neutras para cativar ambos os gêneros, igualmente.

Para outros segmentos, a tendência é a mesma. Por isso, aprecie essa liberdade de gêneros das cores para utilizá-las no produto da sua marca!

5. Bom senso e cuidado são fundamentais

Tenha sempre em mente que o bom senso deve pautar cada etapa do processo de escolha das cores do seu produto.

Afinal de contas, o jogo de cintura é fundamental para manter a sua identidade visual e, assim, tornar o produto harmônico, e não carregado. Criatividade, portanto, é o ingrediente final para compreender aquilo que está sendo produzido e a maneira desejada para impactar o seu consumidor.

O que achou das nossas dicas para escolher as cores do seu produto? Caso ainda tenha alguma dúvida sobre o assunto, entre em contato conosco

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