Neste artigo vamos abordar um tema bastante inovador no meio empresarial. Trata-se da avaliação de impacto B, bem como sua relação com as novas empresas sustentáveis. Acompanhe.
Essa avaliação de impacto B tem por finalidade valorizar um negócio que seja socialmente sustentável e que promova o bem-estar da coletividade. Sempre através de processos produtivos e de produtos e serviços que visem utilidade para a sociedade e que possuam como foco o lucro dos negócios que os criem.
A avaliação de impacto B foi criada para incentivar o desenvolvimento sustentável com a certificação das empresas em nível global. Desde que se destaquem por meio de projetos sociais e ambientais.
O que são empresas B
Empresas B são assim classificadas por contar com processos sustentáveis e cuja produção contribua para:
- Desenvolvimento social;
- Redução da pobreza;
- Respeito ao meio ambiente.
A avaliação surgiu nos EUA, em 2006, pela organização B Lab, com a sigla B Corps. Seu objetivo foi o de estabelecer critérios adequados para que um negócio fosse considerado de sucesso amplo. Não somente sob a ótica econômica.
Para uma empresa obter sua certificação como empresa B é realizada uma análise detalhada de suas práticas e avaliação de processos. Esses devem envolver ao mesmo tempo:
- Colaboradores;
- Fornecedores;
- Meio ambiente;
- Órgãos de governo;
- Comunidade;
- E também a própria transparência.
Atualmente menos de mil empresas no mundo recebem o reconhecimento a partir da avaliação de impacto B. No Brasil, país que teve a implantação do sistema há poucos anos, se concentram 46 empresas certificadas.
Requisitos para se tornar uma empresa B
Para obter o certificado da avaliação de impacto B é necessário se submeter a diversas fases. O processo inclui análise, avaliação e auditorias que garantam a aprovação como integrante deste sistema.
As referidas etapas são:
- Avaliar o impacto B da empresa, com identificação de reflexos de sua atuação no mercado global e regional;
- Auditoria revisional do impacto B que visa esclarecer pontos de inconformidade na primeira fase e entendimento de processos internos e de esclarecimentos quanto à documentação suporte à avaliação inicial;
- Elaboração e divulgação de questionário específico com práticas e critérios de gestão para a B Lab avaliar a possibilidade de determinada empresa possuir certificado como empresa B.
Missão e valores de empresas B
Para a empresa manter classificação como empresa B é necessário atender a definições de Missão e Valores estabelecidos como princípios do sistema. São assim definidos no site oficial:
- “Resolver problemas sociais e ambientais a partir dos produtos e serviços oferecidos pelas próprias empresas; e nas práticas laborais e socioambientais, atender as comunidades, os fornecedores e os públicos de interesse”;
- “Um rigoroso processo de certificação, que examina todos os aspectos da empresa e que deve atender aos padrões de desempenho mínimos, além de ter um forte compromisso com a transparência no relatar publicamente seu impacto socioambiental”;
- “Também fazer as mudanças legais para proteger sua missão ou finalidade comercial e, portanto, combinar o interesse público com o privado. Isso também irá construir uma confiança com os cidadãos, clientes, colaboradores e novos investidores”.
Benefícios para a empresa B
Principalmente, o destaque de que passa a desfrutar como empresa sustentável, em relação à concorrência.
A marca, inclusive, passa a ter benefícios para acesso a ferramentas de e-commerce e sistemas integrados de gestão (CRM- Sales forces), diferencial para atrair novos investidores e divulgação da marca pelo sistema B Corp.
Assim, a visibilidade da empresa é muito mais efetiva, abrindo oportunidades de negócios e consolidação da marca como sendo ambientalmente sustentável.
O diferencial, com essa certificação, é percebido, inclusive pela rigidez com que são concedidas as habilitações de enquadramento à empresas a partir da avaliação de impacto B.
Considerações finais sobre avaliação de impacto B
Ter visão ampla sobre a atuação de sua empresa, é um diferencial importante. Faz com que sejam atraídos clientes conscientes e uma cadeia de valores relevantes para o negócio.
O uso de processos e produtos ecologicamente adequados e que visem melhorias sociais e comunitárias é um benefício que se apresenta de forma imediata e com destaque no mundo corporativo.
Neste aspecto, a Dehon Plásticos é um importante suporte para que a empresa obtenha sua certificação, por utilizar um fornecedor com responsabilidade ambiental, fabricante de rótulos e embalagens oxibiodegradáveis de tecnologia de ponta.
Acesse o site Dehon Plásticos e obtenha mais informações sobre nossos produtos e opções para valorizar suas embalagens. Com isso, faça uma apresentação inovadora de sua marca ao consumidor.
Deixar Um Comentário