Muito tem se falado sobre embalagem biodegradável, mas você sabe o que isso significa ou como funciona?

A biodegradabilidade é a capacidade de se decompor matérias orgânicas e inorgânicas num curto período de tempo (semanas ou meses) pela ação de microrganismos. Esse processo é de suma importância para a indústria e se relaciona com as questões ambientais e sociais, tão urgentes hoje em dia. E, dessa forma, fatores determinantes para a sobrevivência dos recursos naturais. Então, o que é o biodegradável? Entenda no post de hoje!

Desenvolvimento sustentável

Primeiramente, para definir o que é o biodegradável, temos de nos aprofundar na ideia do desenvolvimento sustentável. Trata-se de um dos pilares que permitirão uma sociedade mais equilibrada, na qual não mais haverá desperdícios de recursos naturais. No entanto, tais resultados só serão atingidos se seus objetivos (ambiental, social, econômico e institucional) forem seguidos corretamente. Para que se compreenda bem o que é desenvolvimento sustentável, veja o conceito desenvolvido no Relatório de Brundtland (1987) intitulado “Nosso Futuro Comum”.

O que é o Biodegradável?

Vamos citar uma comparação para ser mais fácil de entender o que é o biodegradável. Os combustíveis de automóveis recebem, no processo de fabricação, ou refino, aditivos para aumentar a performance do carro. Cada uma dessas substâncias tem uma função, como:

  1. controlar a viscosidade do produto;
  2. impedir a ignição antes da hora;
  3. controlar a eletricidade estática;
  4. impedir congelamento do combustível, lubrificar, reduzir as emissões de gases para atmosfera, entre outras. Essa é a função de aditivos e seus resultados pretendidos.

Assim como nesses aditivos de carros, a indústria de materiais busca produtos mais resistentes e com novas funcionalidades, para promover alterações em sua estrutura bioquímica. Foi assim que se desenvolveu o aditivo que adiciona a biodegradabilidade a materiais que antes eram somente recicláveis, ou nem isso, e ficariam na natureza décadas, séculos e dependendo do produto, até milhares de anos para finalmente serem decompostos. Como exemplo, uma sacola plástica pode demorar 400 anos para se decompor.

Pode-se caracterizar biodegradável por essa função de encurtar o tempo de decomposição de algo (de décadas ou séculos para meses ou semanas, por exemplo), reduzindo o impacto na natureza. Os produtos que assim o são, são decompostos pelas bactérias que naturalmente já fazem esse trabalho na natureza.

Para isso, são utilizados aditivos, que normalmente são materiais poliméricos (os polímeros são moléculas grandes, macromoléculas, formadas por unidades menores repetidas).

Guia para criar rótulos irresistíveis

Plásticos Biodegradáveis e Norma ABNT (Brasil)

No Brasil, para ser considerado biodegradável, como no caso de plásticos específicos de embalagens biodegradáveis, deve-se atender à norma ABNT 15448. Existem, ainda, outras normas internacionais que cumprem o mesmo papel, em que se define o que é o biodegradável, desde que se atenda aos seguintes fatores:

1) caracterização química do material: essa etapa inclui análise de metais pesados e sólidos voláteis na composição do material;

2) biodegradação: medida a relação entre quantidade de CO2 emitida pelo plástico biodegradável. E também pela a quantidade emitida por uma amostra padrão, durante sua biodegradação, após um período de tempo;

3) desintegração: o material deve desintegrar-se (mais de 90%) em pedaços menores que 2 milímetros em 90 dias;

4) ecotoxicidade: verifica se nenhum material tóxico poderá ser gerado durante o processo como resíduo.

Selo eureciclo

Fazendo suas embalagens com a Dehon Plásticos, você pode comprovar que cumpre a Logística Reversa, já que compra de um fabricante certificado que faz a compensação ambiental

Vantagens de produtos biodegradáveis para empresas

Muitos empresários questionam se investir em embalagem biodegradável traz vantagens ao seu negócio. A resposta que podemos trazer no texto de hoje, com toda a certeza, é a de que sim, há a possibilidade de reduzir gastos e aumentar lucros por meio do uso de embalagem biodegradável.

Isso porque o investimento na melhoria de produtos, que passarão a ser ecologicamente viáveis, ajudarão a marca a não precisar desenvolver políticas de tratamento de resíduos, por exemplo. E ainda poderão se posicionar publicamente como empresa preocupada com as futuras gerações, o que traz muito valor agregado a qualquer ação comercial. Isso causará uma transformação intensa na imagem do negócio, como um todo.

Além desses ganhos, também há a questão da fidelização dos clientes. Eles serão atraídos pela proposta sustentável da empresa e sentirão que comprar dessa marca é algo positivo e vantajoso, em detrimento das marcas concorrentes, que não adotam políticas sustentáveis. Afora o fato de que a ideia da sustentabilidade sempre atrai o conceito de reaproveitamento. Portanto, consumidores terão isso em mente ao comprar, e pensarão em aproveitar as oportunidades de investir na empresa.


Tecnologias em Embalagem Biodegradável

Existem várias tecnologias de aditivos que transformam materiais plásticos em biodegradáveis. Como por exemplo, a D2W, que pode ser aplicada em polipropileno (PP), polietileno (PE) ou poliestireno (PS). Temos o aditivo que torna o tempo de decomposição de embalagens plásticas menor.

Aqui na Dehon, produzimos rótulos e embalagens agora também oxibiodegradáveis. Parte de um seleto número de empresas, a Dehon oferece soluções focadas na sustentabilidade. Fique atento aos próximos posts da Dehon e informações sobre sua linha de produtos biodegradáveis.

Se você gostou deste post, deixe seu comentário abaixo!