A inovação tem se tornado a palavra-chave, na indústria, quando o assunto é atrair e fidelizar os clientes, bem como aumentar as vendas. E isso pode ser aplicado em qualquer etapa produtiva dos itens que você oferece ao consumidor: inclusive, no design de rótulos.
Quem nos informa é a CNI (Confederação Nacional das Indústrias), cujo recente estudo constatou que 75% das empresas que investiram em design de rótulos e embalagens apontaram, posteriormente, um índice positivo no aumento de vendas.
Além disso, 41% dos entrevistados também reduziram os custos de produção por meio dessa estratégia. Por isso, vamos apresentar, a seguir, uma maneira de inovar no design de maneira objetiva e prática com o nosso checklist sobre design de rótulos.
Assim, você conseguirá pensar de maneira criativa e otimizada sobre o que planejar e apresentar ao elaborar um rótulo. Acompanhe:
Design de rótulos
Ao pensar em design, confira se o seu produto:
- Possui uma configuração visual alinhada aos valores da empresa?
- Está bem disposto, de maneira que os elementos visuais estejam em harmonia?
- Existe equilíbrio entre funcionalidade, elegância e informação?
- Está de acordo com a maneira com a qual a sua marca se posiciona no mercado?
- O resultado final traduz a imagem que a empresa gostaria de expressar?
Informações
Esta é a finalidade do design de rótulo: informar, orientar e conscientizar o consumidor. Para isso, é importante pensar nos seguintes aspectos ao planejar o design de rótulo do seu produto:
- As mensagens transmitidas são claras e objetivas?
- A identidade visual de sua marca está sendo explorada no uso de textos e imagens?
- Estão dispostas todas as informações específicas do seu ramo, de acordo com as exigências dos órgãos reguladores?
- Consta a validade do produto?
- Estão presentes e bem distribuídas as instruções de uso do produto?
- A linguagem adotada condiz com o perfil do seu público-alvo?
Rótulo e cores
Quanto ao produto em si, é importante se atentar ao aspecto técnico do material selecionado e, também, às cores idealizadas. Por isso, confira se:
- O material do seu rótulo condiz com as pretensões para o produto?
- O material atende às suas necessidades como, por exemplo, fácil aplicação na embalagem?
- A impressão está da maneira planejada?
- Os tons projetados no design de rótulo condizem com a identidade visual da empresa?
- A mensagem transmitida, por meio das cores, está em alinhamento com o posicionamento da empresa?
- O desenho final possui identidade própria, tanto em alinhamento com os valores da empresa quanto com o perfil do público-alvo?
Imagens
Por fim, verifique também:
- As imagens selecionadas condizem com a essência da empresa?
- As imagens escolhidas podem gerar identificação com o consumidor?
- São imagens de qualidade, que ficam bem expostas em um rótulo?
- Elas complementam a mensagem informativa?
- As imagens se destacam no ponto de venda?
Com isso, você tem em mãos um valioso checklist para guiar o design do seu rótulo que pode ser determinante no sucesso de planejamento dos seus produtos, possibilitando que todas as informações relevantes sejam inseridas.
E, se vocês está em busca de uma solução personalizada, capaz de concentrar todas as qualidades exploradas neste checklist, acesse o nosso site e entenda como a Dehon trabalha em parceria com os seus clientes!
Excelente, foi muito bem ao reunir os itens para este check list. Com certeza, ao se tratar de design de rótulos e embalagens, é crucial ter atenção em cada um desses detalhes, para assegurar melhor resultado junto ao público.
Obrigado por compartilhar esse rico material conosco. Abs.,