O segredo já foi revelado e, hoje em dia, o consumidor já sabe que o posicionamento de marca é essencial para gerar uma empatia com seu público-alvo. Isso se traduz em diversos fatores, mas, principalmente, na qualidade da embalagem de um produto.

Afinal de contas, sabemos que somos facilmente influenciados por cada um de nossos sentidos. E, quando nos deparamos com um produto desconhecido na prateleira, em concorrência com tantos outros, um dos primeiros sentidos afetados é a visão.

Por conta disso, vamos explorar neste post a importância da embalagem, e como ela pode ajudar (ou atrapalhar) a sua estratégia de marketing. Confira!

A importância de encantar os olhos em primeiro lugar

Quer um exemplo melhor de que julgamos primeiro com os olhos muito daquilo que consumimos diariamente? Basta se imaginar em um restaurante, e que a apresentação do prato está muito aquém daquela vista no cardápio, por exemplo.

Dessa maneira, ainda que você experimente o prato em questão, e seja uma agradável surpresa ao paladar, aquela primeira impressão pode fazer com que o seu veredicto não seja tão positivo assim, no fim das contas.

Podemos dizer, portanto, que ao idealizar o rótulo e embalagem do produto, o cuidado deve ser artístico, praticamente, visando um manuseio seguro e prático, um design alinhado com os valores da marca e, por último – mas não menos importante –, com um visual arrebatador.

Pois, ao puxar pela memória, você deve conseguir elencar uma série de exemplos cujos produtos necessitaram de um reposicionamento para fazer com que aumentassem as vendas.

Um bom exemplo são os produtos do segmento de estética e cosméticos. Poucas pessoas confiariam, às cegas, em um produto cujo rótulo e embalagem não foram idealizados com esmero.

Ainda mais quando estamos falando de uma área que preza pela beleza. Por mais que a fórmula química do produto seja um sucesso, o posicionamento da marca será muito mais desafiador quando não há um alinhamento eficiente entre design e funcionalidade.

A importância de uma boa embalagem

Vimos, até aqui, que exemplos negativos podem repercutir mal para o sucesso de determinado produto. Agora, vamos compreender como a embalagem pode impactar de maneira positiva o seu consumidor?

De muitas maneiras, a embalagem é um cartão de visita que mostra, ao consumidor, o quanto a empresa se atentou em oferecer um produto belo, prático e funcional. Qualidades que apenas ajudam a agregar valor à marca e a interagir com o público-alvo, fidelizando-o.

Além disso, uma boa embalagem e rótulo também atuam como uma importante ferramenta de marketing, já que ajuda a promover a marca por meio de uma apresentação impactante. É a relação de gerar expectativas e cumpri-las – ou mesmo superá-las!

É nítida, portanto, a importância da embalagem e de um rótulo atraente na criação de qualquer tipo de produto. Não à toa, existem empresas que estão optando pela repaginação de suas embalagens, em vez de apostar em novos produtos na prateleira.

Assim, o tempo e investimento gastos em criatividade, materiais e design para bolar uma embalagem impactante são menores do que iniciar um produto do zero – sem falar que é uma estratégia capaz de recuperar o investimento feito em um produto já lançado.

Mas existem outros benefícios em apostar em uma boa embalagem, visando o marketing da sua empresa, sabia?

Benefícios da embalagem para a promoção do seu marketing

Entre as vantagens mais claras, em uma embalagem de produto, podemos citar:

  • Chama e prende a atenção do público-alvo com mais facilidade;
  • Alinha-se à identidade visual da marca, em uma boa combinação de funcionalidade e estética;
  • Diferencia o seu produto de outros;
  • Cria um elo com o público-alvo mesmo após a compra (a geração de valor da sua marca);
  • Gera expectativas no mercado para conhecer mais a respeito dos seus produtos;
  • Abre novas oportunidades de negócios, além de expandir o alcance da sua marca.

Com isso, dá para perceber que, quando falamos em rótulos e em embalagens, o assunto é sério. E o consumidor o trata da mesma maneira, ainda que de inconsciente – em muitos casos.

Aposte mais nas embalagens e nos rótulos dos seus produtos

E então, deu para entender a importância da embalagem na criação de novos e velhos produtos da sua marca?

Caso tenha alguma história para compartilhar, com base na sua experiência no ramo, convidamos você a contar pra gente no campo de comentários deste post!