O mercado de água mineral no Brasil vem apresentando um crescimento anual bastante interessante. Hoje, o Brasil apresenta movimento superior a R$ 10 bilhões para esse segmento.
Um mercado desse porte compreende concorrência bastante acirrada. Por essa razão, necessita que as empresas envolvidas, adotem medidas que possam fazer com que vençam a concorrência.
Neste artigo, vamos abordar formas de se manter competitivo e com resultados superiores no contexto do mercado de água mineral.
Investir em fontes de qualidade
O mercado de água mineral é cada vez mais exigente quanto à qualidade dos produtos que são comercializados. Para corresponder às expectativas, ter fontes confiáveis e de pureza atestadas são fatores essenciais. Só assim, uma empresa de envasamento de água mineral pode se manter competitiva.
Ter fontes que passem por constantes processos de aferição e fiscalização por pessoal da própria empresa e de órgãos oficiais, é uma forma de revestir seus produtos de um maior valor agregado e grande diferencial em relação ao mercado.
Garantir diversidade de oferta de tipos de água
Tem havido uma crescente demanda no mercado de água mineral por produtos diferenciados. Consequentemente, é necessário investir na diversificação, para atender aos mais diversos gostos, segmentos e públicos.
Manter embalagens de formas e tamanhos variados auxilia a se destacar em relação à concorrência. Porém, ter variedade de tipos de águas puras, gaseificadas e com sabores também é importante porque possibilita posicionar a marca de maneira mais ampla, atingindo um maior número de consumidores e aumentando sua lucratividade.
Atualmente, o mercado oferece alternativas de sabores que passaram a atrair consumidores que desejam alterar seus hábitos de consumo. Assim, deixam de lado os refrigerantes tradicionais, passando, dessa maneira, a adquirir a água: produto mais saudável e hidratante.
Manter a qualidade e pureza da água
O mercado de água mineral exige que sejam adotados padrões de controle de qualidade cada dia mais exigentes, para manter a água com uma pureza constante, sendo esse um desafio para as empresas.
Desta maneira, é necessário manter um rígido controle e implantar programas de qualidade da produção e envasamento.
Investir em automação e tecnologia
Com alta concorrência, o mercado de água mineral demanda investimento, de forma intensa, em automatização da linha de produção. Esse fato visa obter:
- Ganhos de produtividade;
- Ganhos de eficiência;
- Redução de perdas no processo;
- Diminuição de custos.
Essa medida permite aumentar as margens e, consequentemente, os lucros da empresa, assim como ganho de mercado.
Investir em treinamento de pessoal
A qualificação de pessoal envolvido tanto nas operações quanto nas áreas administrativas é um fator importante. Trata-se de um diferencial que pode alavancar os resultados da empresa no segmento.
A adoção de novas tecnologias e implantação de controles com redução de riscos representa ganhos de produtividade. Por isso, devem ser perseguidos sempre.
Reforçar branding e investimento em embalagens e rótulos adequados
O mercado de água mineral encara um grande desafio: a utilização de plástico em larga escala para suas embalagens. Portanto, é necessário ter sempre uma consciência de sustentabilidade, para diminuir ao máximo os resíduos que serão descartados no meio ambiente.
Uma maneira de se diferenciar do mercado é por meio do uso de rótulos biodegradáveis. Esse posicionamento sustentável, inclusive, favorece para que o consumidor tenha uma visão positiva da empresa, melhorando o branding – posicionamento da sua Marca – que passa também por sua embalagem e rótulos.
As informações de seu produto devem ser expostas em rótulos de qualidade, recicláveis ou ainda melhor, biodegradáveis.
Considerações finais sobre mercado de água mineral
Como pudemos apresentar no post de hoje, o mercado de água mineral é um excelente segmento. Tem perspectivas reais de crescimento acentuado e retornos sempre crescentes. A Dehon Plásticos atua na produção de rótulos manga em polietileno. E, mais recentemente, com opções oxibiodegradáveis. Ter um bom rótulo é fundamental para divulgar informações personalizadas ao seu produto.
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