Na hora de fazer compras, muita gente pode não perceber, mas um fator – que não é o preço – tem grande influência na decisão: as cores no rótulo do produto. Elas são utilizadas para estabelecer não apenas uma identidade visual marcante, mas também para fortalecer a imagem da marca e transmitir significados.

As cores são capazes de aguçar sentidos, despertar e afetar emoções e, também, de definir escolhas. A combinação certa pode causar efeitos que vão desde a segurança até a excitação, passando pela tranquilidade, confiança, fome, entre outros.

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Assim, saber utilizar essa psicologia a favor do seu negócio é essencial para transmitir aquilo que você deseja e influenciar a compra do seu produto.

No artigo de hoje, confira dicas de como escolher a cor certa para conquistar o seu consumidor logo na primeira olhada e fazer o seu produto vender mais. Confira a seguir.

O poder das cores no rótulo do produto

Dados apontam que as cores aumentam o reconhecimento de uma marca para até 80%. Ainda, elas são cruciais para a forma como o cliente irá perceber o seu produto nas prateleiras – elas são a base da primeira impressão que ele terá sobre seu produto para até 90% das pessoas.

Portanto, uma boa escolha de cores no rótulo do produto impactará significativamente na lembrança de sua marca, na escolha de seu produto no ponto de venda, no incremento de compras por impulso e em sua gestão de marca.

Conheça o significado por trás das principais cores

As cores têm um valor que vai além da estética. Apesar de estarem presentes em tudo – roupas, carros, ruas, paredes, restaurantes – muitas vezes, não percebemos o quanto elas têm influência no nosso dia a dia.

E isso também ocorre com os consumidores. Ainda que de forma inconsciente, eles são afetados pelas cores no rótulo do produto que transmitem influências e sentimentos que afetam diretamente as decisões de compra, a simpatia com a marca e a fidelização.

As mais recentes pesquisas mercadológicas apontam para o uso de cores quentes – como laranja, vermelho e amarelo – nos rótulos e embalagens de alimentos. Elas são famosas por despertarem o apetite no consumidor, que pode começar a associar a fome fora de hora aos seus produtos.

A paleta certa é uma das formas mais poderosas de comunicação não verbal que podem ser utilizadas no rótulo do produto. Mais de 90% dos consumidores avaliam as cores na hora de comprar. Você não quer que o seu negócio passe “em branco”, não é mesmo? Por esse motivo, é essencial compreender o sentido que cada cor pode ter.

Vermelho

É uma das cores mais dinâmicas e quentes, capaz de despertar sentimentos intensos, como paixão, poder e emoção.

O vermelho aumenta a pressão sanguínea e os batimentos cardíacos, capaz de levar às pessoas a agirem por impulso. Também fornece um sentimento de proteção à ansiedade e ao medo.

McDonald’s, Coca-Cola e Netflix são alguns exemplos de marcas conceituadas que apostam nessa cor.

Amarelo

Esta cor é bastante energizante e está relacionada com sentimentos felizes, estimulantes e de esperança.

O amarelo ajuda a chamar atenção e está relacionado ao otimismo. Utilizado por Mc Donald’s, Eisenbahn, Post-it, Burger King e Habib’s, por exemplo.

Laranja

Esta cor cheia de energia reflete o calor a alegria e o entusiasmo. O laranja estampa rótulos da Fanta, além de ser utilizado pelo Itaú, Amazon e Gol.

Azul

O azul está relacionado aos sentimentos de segurança, confiança e calma. Pepsi, Oreo e Oral-B são alguns exemplos de marcas que usam e abusam dessa paleta. Sem falar das principais redes sociais.

Verde

Uma cor relacionada à saúde, ao equilíbrio e à natureza. O verde tem efeito calmante e ajuda a aliviar o estresse. Essa é uma das cores no rótulo do produto da Starbucks, Heineken e Subway.

Roxo

Essa cor estimula a criatividade e a solução de problemas. É bastante calmante e relacionada ao sucesso e à riqueza. Barbie, Yahoo, Nubank, 3M Nexcare e Always são algumas das marcas que estampam essa cor em seus produtos.

Para tornar o seu produto atraente para o público-alvo já não basta pensar na funcionalidade da embalagem. Afinal, consumidores absorvem informações de maneira visual e aplicar a psicologia das cores no rótulo do produto é fundamental para conquistar a atenção, o interesse e a vontade de comprar.

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O que achou das nossas dicas para vender mais através das cores? Caso ainda tenha alguma dúvida sobre o assunto, entre em contato conosco!