O design de embalagens e rótulos é uma das grandes tendências, atualmente. E, cada vez mais fortalecida, pela percepção de como a identidade dos produtos ajuda a aproximar as marcas de seus consumidores.

Para se chegar aos melhores resultados, existem múltiplos conceitos aplicados no design de embalagens e rótulos. Estes, vão desde os cuidados de segurança e conservação dos produtos à linguagem e abordagem adotada nos recipientes para destacar as embalagens nos pontos de venda.

Então, se você está criando novos produtos para a sua empresa, confira neste post algumas das grandes tendências em design de embalagens e rótulos que estão reservadas para o mercado:

A importância do design de embalagens e rótulos

Se você já se deteve, em uma prateleira no supermercado, em dúvida sobre o produto de qual marca levar, já deve ter percebido a influência do rótulo na tomada de decisão, não é verdade?

E não há nada de errado com isso. Afinal, o impacto visual de embalagens e rótulos é elaborado para, justamente, interagir, dialogar e se relacionar com seu público-alvo.

Inclusive, uma pesquisa do Packaging World (embalagens do mundo), nomeada como Survey of Future Packaging Trends (Pesquisas das tendências futuras em embalagens), apontou um panorama interessante do momento em que vivemos, no design de embalagens e rótulos, e como elas vão se relacionar com o consumidor nos próximos 10 anos.

De acordo com o estudo, a sustentabilidade tem se tornado um aspecto fundamental no design de embalagens e rótulos, sabia? Tornou-se tema de preocupação para 50% dos entrevistados.

Além disso, entre os aspectos levantados como interessantes no meio é o de reciclar e reaproveitar as embalagens e produtos. Algo que já faz parte de nosso presente, inclusive.

As tendências para os próximos anos

As embalagens inteligentes — ou ativas — já estão em destaque no setor e possuem espaço para expandir ainda mais, pois ajudam a apontar um diferencial e tanto para os produtos nos anos vindouros.

Outro conceito em alta, e que tem tudo a ver com o momento digital de nossa sociedade, é o do QR Code, no qual você pode interagir ainda mais com o seu consumidor, enquanto ele estiver diante dos seus produtos, em uma loja.

Pense nas possibilidades de combinar uma estratégia de comunicação por meio do QR Code no design de embalagens e rótulos? Trata-se de uma nova forma de interagir com o consumidor.

Por fim, uma das ideias bastante debatidas e expostas no estudo do Packaging World é o conceito de praticidade com o mínimo possível. Algo similar à decoração minimalista, onde “menos é mais”.

No caso do design de embalagens e rótulos, a ideia consiste em apresentar conveniência, praticidade e simplicidade aos produtos, ajudando a manter um diálogo impactante, objetivo e informativo com o consumidor.

Um desafio e tanto, mas o conceito todo reside na praticidade. Embalagens fáceis de carregar e armazenar e rótulos alinhados à linguagem adotada pelo perfil dos seus clientes. Sem se esquecer das informações obrigatórias nos seus rótulos, claro.

Agora, queremos saber um pouco mais de você também: o que achou dessas tendências, para os próximos anos, em design de embalagens e rótulos? Já está de olho em alguma delas? Compartilhe conosco as suas expectativas para o mercado!