O cuidado estético e funcional na criação da embalagem e seu respectivo rótulo são de suma importância. No entanto, além disso, existem outros desafios para emplacar um produto no mercado. Afinal de contas, ainda é necessário colocar e destacar o produto nas prateleiras e PDVs.

Como veremos, essa etapa diz respeito ao poder de negociação da empresa e os atrativos do produto para convencer os proprietários de estabelecimentos em disponibilizar o produto nas prateleiras.

Assim, é importante planejar-se de maneira estratégica para que o seu produto além de ter um bom rótulo, também se destaque no grande mar da concorrência.

E, para isso, vamos apresentar algumas dicas neste post para que você se inspire. Confira!

Identifique oportunidades de negócio

Caso a sua marca já seja reconhecida no mercado e tenha grande apelo popular, vai ser mais fácil inserir o seu produto nas prateleiras. Do contrário, é importante começar pequeno e desfrutar de algumas oportunidades de negócio.

Uma delas é, justamente, investir em estabelecimentos que têm a ver com o perfil do seu público-alvo em modo a poder despertar o interesse deles.

Em seguida, para compreender melhor tais oportunidades, converse com os proprietários e entenda os desafios, carências e necessidades que enfrentam.

Dessa maneira, é possível elaborar uma apresentação implacável, do seu produto, para se mostrar diferenciado. O objetivo é criar uma demanda e facilitar a inserção do seu produto nas prateleiras.

Apresente-se pessoalmente

Que maneira melhor de ouvir os varejistas do que ir até eles, pessoalmente?

É preciso, claro, de tempo e um pouco de treino para moldar o seu discurso em uma apresentação vendedora. Mas é um esforço gratificante, pois o proprietário do estabelecimento pode atender com muito mais facilidade, quando você tem disponibilidade de encontrá-lo ao vivo.

Planeje-se para essa etapa, por meio de uma análise de comércios dos quais você gostaria de colocar e destacar o seu produto nas prateleiras e, posteriormente, estabeleça um contato inicial — pode ser por e-mail ou telefone.

Não apareça de surpresa, pois é importante que esse contato coloque ambas as partes no mesmo patamar, e possibilite o tempo disponível para você apresentar seu produto.

Amplie o networking em eventos do setor

Outra dica importante para destacar o seu produto nas prateleiras e PDVs é por meio da participação nos mais variados eventos do seu segmento de atuação.

Com isso, você amplia o networking, ajuda a estruturar a sua marca e a reforçar o seu nome no setor. Ser reconhecido e lembrado são qualidades imprescindíveis para que a sua empresa e produtos sejam inseridos no mercado gradativamente.

Lembre-se, no entanto, em manter o foco estratégico: fortaleça a sua presença em eventos que tenham a ver não apenas com o seu produto, mas com o público-alvo que você deseja impactar. Assim, fica ainda mais fácil propagar as vantagens dos seus produtos, demonstrando-os a quem realmente interessa.

Fortaleça a sua presença digital

Por fim, é importante alinhar as suas estratégias presenciais com outras digitais. Afinal de contas, a internet é, atualmente, um dos meios mais acessíveis, eficientes e práticos em divulgar novidades a respeito dos seus produtos e se relacionar com o seu público-alvo.

Assim, você também desperta o interesse do consumidor, para que este venha a procurar pelo produto nas prateleiras e, consequentemente, a gerar demanda. Pode contar que isso é um diferencial e tanto para inserir um novo produto no mercado.

E então, o que achou de nossas dicas sobre como destacar o seu produto nas prateleiras e PDVs? Para criar o rótulo para sua empresa e para seu público, fale conosco: entre em contato!