Assumir um posicionamento e uma postura ativa para quebrar paradigmas e apoiar causas sociais. Essa é uma atitude cada vez mais comum das marcas e, até mesmo, esperada pelos consumidores.
Demonstrar apoio às minorias é também uma forma de fortalecer e ampliar o conhecimento de marca. No entanto, é preciso tomar cuidado para que esse tipo de engajamento não fique banalizado. Uma vez que pode parecer que a empresa está apenas seguindo uma modinha ao invés de realmente se importar com a causa.
Nesse cenário, apoiar causas sociais por meio da embalagem de produtos é uma atitude que ganha força. Essa é uma alternativa de alto impacto e bastante criativa para o marketing de causas.
As embalagens permitem conscientizar os consumidores e ainda aumentar a visibilidade dos produtos no PDV.
Conheça o marketing de causas
Antes de tudo, é importante conhecer essa vertente tão importante do marketing. Afinal, ela está ganhando força e permitindo com que marcas de diferentes portes e segmentos se posicionem no mercado.
O marketing de causas tem como objetivo levantar as bandeiras de minorias e posicionar a empresa com uma participação ativa. Além de, claro, aumentar a exposição e fixar a marca na mente dos clientes.
O mundo está cada vez mais conectado e consciente dos problemas enfrentados por grupos pouco privilegiados. Por isso, a mobilização por esses tipos de causa tem atraído cada vez mais pessoas.
E não se engane em achar que apenas os indivíduos precisam se posicionar e demonstrar o seu apoio.
É cada vez mais comum que marcas também sejam cobradas para se posicionarem nessas situações. Mesmo porque, incentivar alguns hábitos de consumo pode ajudar a reforçar preconceitos e “rótulos sociais”.
E é nesse cenário que o marketing de causas assume um formato mais estratégico na comunicação das empresas. Uma vez que questionar rótulos e mudar conceitos engaja a sociedade, as marcas também precisam começar a participar.
Embalagens como mídia
Não se engane ao achar que o marketing de causas é mais um daqueles modismos passageiros. Além da sua importância na sociedade, combater “rótulos” sociais é uma estratégia de alto impacto no ponto de venda.
O apelo visual e o aspecto físico dos produtos sempre foram muito importantes para chamar a atenção no PDV. São eles que permitem tornar a marca tangível e promover contato físico com os clientes.
Tome as coleções especiais como exemplo e note como elas costumam criar fortes vínculos emocionais com as pessoas. A Coca-Cola e a Parmalat são apenas alguns casos de marcas que, por meio de embalagens, são lembradas até hoje.
Conheça alguns exemplos de apoio a causas sociais no PDV
O marketing de causas pode parecer algo muito novo e abstrato. No entanto, muitas empresas já estão de olho nessa abordagem e manifestam o seu posicionamento por meio das embalagens. Conheça dois exemplos:
Dove
A Dove tem sido um grande exemplo de marca que busca uma comunicação mais humanizada e próxima com seus clientes. Desde a “campanha pela real beleza”, a empresa vem revolucionando a maneira de fazer campanhas e divulgar os seus produtos.
Recentemente, a Dove lançou uma série de novos designs de seus produtos aproveitando a tendência de apoio às causas sociais. As embalagens trazem diferentes formatos e tamanhos para celebrar a diversidade do corpo feminino.
Skol
A cerveja Skol é outro grande exemplo de apoio a uma causa por meio das embalagens. Para celebrar a 21ª edição da Parada LGBT em São Paulo, a marca lançou uma edição especial com latinhas que remetem à causa.
A ação ainda foi além do apoio à causa: parte das vendas obtidas serão revertidas a uma organização que acolhe jovens expulsos de casa pela sua orientação sexual ou identidade de gênero.
Muito mais do que uma tendência
Vale reforçar que se posicionar a favor de causas sociais é uma importante maneira de construir valor de marca.
É a embalagem que transmite os valores da empresa, bem como as informações técnicas dos produtos. Isso a torna uma das grandes responsáveis por criar e consolidar o posicionamento da marca.
Por isso, da próxima vez que pensar no rótulo do seu produto, vá além do seu uso e da proteção do conteúdo. Analise como as embalagens podem ajudar a sua empresa e se destacar no mercado e apoiar causas nobres que precisam de aliados.
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