Ao definir pela introdução de novo produto em um mercado concorrido, existem diversas questões que devem ser consideradas. Só assim esse produto poderá enfrentar a competição que certamente ocorrerá.
Afinal de contas, novos produtos enfrentarão mercados já conquistados por concorrentes. Contudo, não é motivo para desistir, pois sempre há espaço para absorver produtos inovadores. Desde que com qualidade, preços competitivos e justos.
Neste artigo, vamos abordar os fatores que devem ser considerados no lançamento de uma nova marca de produto, para enfrentar e ser vencedor em um mercado concorrido.
Conhecer o mercado é fundamental para lançar um novo produto em um mercado concorrido
Define-se apresentar um novo produto em um mercado concorrido. Como por exemplo, uma marca de água mineral, produtos de beleza e limpeza, refrigerantes etc. É necessário, primeiramente, que se realize um planejamento empresarial adequado.
Essa etapa é fundamental para estabelecer alguns parâmetros:
- Montar estratégias;
- Embasar metas;
- Conhecer os concorrentes;
- Ver potencial de consumidores;
- Definir praças de atuação;
- Direcionar política de preços;
- Propor margens de lucro, etc.
Esta etapa tende a possibilitar a viabilidade de emplacar novo produto em um mercado concorrido.
Definir estratégia de diferencial de qualidade e preços
A oferta de novo produto em um mercado concorrido tem um aspecto determinante de comercialização. Trata-se da qualidade do item. Mas não apenas isso, pois os preços a ser praticados têm grande peso.
Dessa maneira, estabelecer processos produtivos adequados e controlados, assim como ter um controle de apuração de custos e definição de margens, estabelecendo um preço final atrativo é determinante para concorrer de forma bastante significativa no mercado.
O consumidor prioriza marcas. Porém, se o produto tem atrativos de exposição, promoções e qualidade, tudo ajustado a um preço adequado, possibilitará que o seu produto tenha aceitação e fidelização por parte do consumidor. Fator que será determinante para a conquista de uma parte do mercado.
Escolher a embalagem e um rótulo adequados
A embalagem de um produto é o que causa o primeiro impacto visual ao consumidor. Assim como um rótulo de padrão superior é o cartão de visitas para os clientes terem interesse em uma compra.
Para um novo produto, em um mercado concorrido, para se ter sucesso de aceitação e vendas, será necessário investir em embalagens inovadoras e de manuseio simples. Preferencialmente, resistentes ao uso, com facilidade em ser abertas para o consumo. Esses são fatores importantes para dar mais conforto ao cliente.
Assim como rótulos que apresentem as informações básicas e diferenciais dos produtos contidos na embalagem, e que se destaquem da concorrência, trarão resultados certos para a empresa.
Trabalhar com esses dois itens, fabricados com responsabilidade ecológica, é um diferencial significativo. Seja como atrativo de vendas ou fidelização dos clientes conscientes. Tudo em um mundo que busca cada vez mais essas características de consumo.
Estabelecer as estratégias de divulgação do produto
O sucesso de oferta de um novo produto em um mercado concorrido está também muito relacionado a formas de divulgação do produto. Pode-se usar:
- os recursos de marketing digital e convencional;
- estratégias de promoções;
- estratégias de demonstrar as vantagens e diferenciais que a marca possui e que estão relacionados ao novo produto.
Portanto, definir claramente quais as estratégias de divulgação é um grande passo. Dessa maneira, se conseguirá obter o maior retorno possível com um novo produto.
Estudar os locais de comercialização do produto
Deve haver definição dos locais de comercialização e os aspectos relacionados à logística de estoques e entregas. Isso é algo fundamental para o sucesso do produto.
Avaliar os locais em que se quer focar a comercialização dos produtos. Esse é um ponto essencial, pois facilitará o acesso do público-alvo. Ou seja, a marca garante que o consumidor vá encontrar o produto com facilidade. Tal fato contribui para vendas.
Para isso, é preciso estabelecer a contratação de transportadoras com preços justos e frotas adequadas. Deverão garantir o abastecimento conforme as programações de vendas. Isso é determinante para ter sucesso com o produto.
Definir uma equipe de repositores que possam acompanhar os estoques nos pontos de vendas e necessidade de reposição é um diferencial. É o ponto central para quem quer se estabelecer de forma adequada em um mercado altamente competitivo.
Considerações finais
Como verificamos, o sucesso de um novo produto em um mercado concorrido é uma tarefa que exige muitos cuidados e um planejamento adequado. Isso gera a necessidade de investimentos em qualidade de embalagens e rótulos adequados.
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