Inovação e sustentabilidade são as palavras que impulsionam hoje as empresas bem-sucedidas. Como exemplo desta afirmativa temos pneu da Michelin. A gigante francesa acaba de divulgar um projeto desse tipo de produto, biodegradável, sem necessidade de ar. Será, inclusive, produzido em impressora 3D, conforme veremos neste a seguir.

Esse se trata de outro exemplo da crescente preocupação com o desenvolvimento de produtos que respeitem o meio ambiente. Com tal busca por soluções ambientalmente corretas, em todos os níveis e segmentos de mercado, será possível, no futuro, termos empresas com mais responsabilidade ecológica.

Vision: o experimental novo pneu da Michelin

A Michelin apresentou, em 2017, na conferência Movin’On, realizada no Canadá, um novo e revolucionário conceito de pneu ecológico e com uma estrutura compacta, feita de uma única peça. Sua produção é realizada em impressora 3D e utiliza em sua composição materiais orgânicos recicláveis e biodegradáveis.

Chamado de Vision – em alusão à postura visionária da empresa – é um projeto experimental em estágio avançado, que agrega o conjunto de roda e pneu em sua estrutura e não usa ar para ser inflado.

Por seu projeto, os impactos de estradas e ruas onde circular serão absorvidos pela própria estrutura que compõe o pneu. Isto é, não necessitando de ar para amortecer estas variações ao rodar com total segurança com o veículo.

Outras características deste protótipo é de que possui um mecanismo inovador para se acoplar aos eixos do veículo e não está sujeito a furos, estouros ou necessidade de calibragem. Tudo isso devido a sua estrutura compacta.

Um pneu durável e ecologicamente adequado deverá ser uma aposta de sucesso para este fabricante tradicional no mercado de pneus.

Infográfico: Como as embalagens biodegradáveis podem ajudar sua empresa a vender mais

Descubra o valioso diferencial competitivo das ações socioambientais e saiba como sua empresa pode aplicar esses conceitos nos rótulos e embalagens dos seus produtos!

Pneu da Michelin: composição biodegradável

O projeto do pneu da Michelin se baseou em princípios da natureza para sua composição, possibilitando que seu núcleo sólido exerça a força e ofereça maior conforto para quem estará utilizando um veículo com este pneu.

Sua composição utilizou materiais biodegradáveis, como cascas de laranja, aparas de madeiras, metal reciclado, palha, papel e até mesmo melaço.

Pneu da Michelin desgastou? Impressora 3D resolve

Um dos maiores problemas de quem roda muito é o desgaste dos pneus e a exigência de trocas. Pois muitas vezes precisam ser realizadas com menos tempo, devido ao excesso de uso e condições das pistas de rolamento.

Com este tipo tradicional de pneu, um grande inconveniente sempre foi o de que, ao se desgastar o pneu, a roda inteira deveria ser trocada, pois faz parte de um único conjunto estrutural de rodagem.

Porém, com Vision, isso não ocorre, pois a Michelin desenvolveu uma tecnologia que permite imprimir os sulcos do pneu desgastado em uma impressora 3D própria. Deverá estar disponível com facilidade em postos de troca em todo o País.

Tal impressão atuaria sobre a reposição de camadas adicionais dos materiais, permitindo ter um novo pneu sem substituição da roda. Isso funcionaria como um tipo de refil do pneu, com a possibilidade de seu uso indefinidamente.

Selo eureciclo

Fazendo suas embalagens com a Dehon Plásticos, você recebe o certificado de economia circular e o selo eureciclo para estampar nos rótulos de seus produtos!

Pneu da Michelin: inteligente

Atualmente, já existem equipamentos acessórios em veículos que apontam se existe problema quanto a pressão dos pneus. Isso auxilia bastante os motoristas em não serem surpreendidos por um pneu baixo em locais impróprios para paradas.

A Michelin idealizou uma tecnologia que permite aplicar sensores às rodas e suas estruturas, que poderiam indicar o estado da pista, desgaste do pneu pela distância percorrida etc.

Trata-se de um recurso fantástico para quem trabalha com frotas de veículos, para evitar surpresas ao conduzir o transporte, dando mais segurança e informação ao motorista. Assim como auxiliaria a controle de estoques e custos com materiais rodantes.


Estimativa de lançamento do pneu da Michelin

Infelizmente, este produto somente estará disponível para venda em um prazo de aproximadamente 10 anos. Muito embora os avanços tecnológicos possam contribuir para uma antecipação desse prazo.

Além disso, certamente concorrentes devem estar desenvolvendo modelos semelhantes para manter forte a competição de mercado. Isso pode acelerar os lançamentos de produtos similares por outras concorrentes.

Mesmo porque esse projeto é inovador como conceito de mobilidade sustentável e deve ser motivo de inspiração para outras empresas deste ramo.

Considerações finais

Conceitos sustentáveis vêm sendo cada vez mais objeto de projetos das empresas, para conquistar o mercado e serem adequadas às necessidades de sustentabilidade para a vida do homem e do planeta.

A Dehon possui essa mesma visão, tratando-se de conceito sedimentado em seu modelo de negócios. Por tal razão, produz com bastante expertise, rótulos e embalagens  biodegradáveis e recicláveis, para uso em diversos tipos de produtos.

Acesse nossa página e conheça nossos produtos, certamente algum o atenderá e valorizará sua embalagem e sua marca, por tabela.