O posicionamento de marca tem se tornado, cada vez mais, o diferencial para que seu rótulo não seja apenas mais um entre tantos, mas sim, uma ferramenta de interação com o seu público-alvo no ponto de venda.
Quer dizer: não basta pensar em cores atrativas, uma bela imagem e dispor as informações de maneira objetiva nos rótulos e embalagens. Todas essas decisões devem vir bem acompanhadas de um excelente posicionamento de marca e que precede a criação de qualquer rótulo.
Para que você entenda o quanto isso pode ser benéfico para a gestão de sua marca e o desenvolvimento dela na mente do consumidor, vamos apresentar, neste post, como o rótulo é parte relevante neste processo. Confira!
O que é posicionamento de marca?
Pense, rapidamente, em uma empresa qualquer do setor de lâminas de barbear, palhas de aço, fast-food de hambúrgueres e de smartphones.
Não se surpreenda se você mal precisou terminar de ler cada palavra para recordar das marcas. Isso tudo é uma feroz consequência do que o posicionamento de marca pode fazer pelas empresas.
Para o “pai do marketing”, Phillip Kotler, o posicionamento de marca é:
“A ação de projetar a oferta e a imagem da empresa para que ela ocupe um lugar diferenciado na mente do público-alvo. O objetivo é posicionar a marca na mente dos consumidores a fim de maximizar a vantagem potencial da empresa”.
Isso significa que, antes de tudo, você precisa conhecer os valores de sua empresa e mapear quais diferenciais você pode utilizar para se posicionar. O que faz de sua empresa única? Ela possui um propósito para existir? Como seus produtos ajudam as pessoas, seus consumidores?
Após entender o propósito de sua marca e seus diferenciais, você deverá comunicá-los, tanto internamente como externamente. É importante perceber, que você não deve apenas se preocupar com seus consumidores, mas também, com todos os seus colaboradores, funcionários, diretores e mesmo fornecedores. Todos que atuam ou se relacionam com a empresa e a Marca. Em modo que eles entendam “quem a empresa é” e o que está oferecendo.
Gradativamente, você faz com que eles criem associações e uma percepção de marca: aquilo que eles vão lembrar imediatamente ao pensar em sua empresa ou na solução à que você tem a oferecer.
Como o posicionamento de marca é desenvolvido
Como vimos, primeiramente você começa mapeando os valores de sua empresa, transmitindo-os às suas equipes e, posteriormente, ao consumidor.
Em seguida, é hora de trabalhar a gestão da sua marca, sendo este um trabalho contínuo, pois muito do posicionamento da marca está vinculado ao relacionamento e interação com o seu público-alvo.
Para facilitar, isso ganhará forma e volume com uma boa estratégia de marketing. Pois, permitirá o planejamento prévio de como se portar, abordar e se relacionar com o consumidor. Isso não apenas no atendimento, mas também nas redes sociais, na qualidade do produto, e também, na identidade visual usada em toda a comunicação — o rótulo, inclusive.
O impacto do rótulo no posicionamento de marca
Ao saber o seu propósito, com quem você deseja interagir e como você pode proporcionar soluções para esse consumidor, agora você precisa aplicar todo esse conhecimento na criação do seu rótulo.
Isso significa, então, que o desenvolvimento de um bom rótulo começa muito antes da idealização de um produto: começa nos próprios pilares estruturais de sua marca.
E por isso, o branding e o posicionamento de marca são determinantes para as empresas, ajudando-as a se destacar diante da concorrência e se relacionar de maneira muito mais autêntica com o seu consumidor.
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