O consumo de um produto vai muito além de seu uso propriamente dito. E é exatamente por isso que as embalagens retornáveis podem ser uma excelente estratégia de fidelização.

Pensar no processo de vendas além dos benefícios do produto pode fazer com que a sua marca se destaque e venda mais. Seja devido à maior consciência ambiental ou pela economia gerada ao cliente por esse tipo de embalagem.

Esse parece um conceito estranho para você? Então, não deixe de ler o nosso artigo! Você entenderá como as embalagens retornáveis podem se transformar em uma poderosa ferramenta de vendas!

Novas relações de consumo

O consumidor moderno está muito mais informado e exigente. A difusão da internet fez com que as pessoas começassem a pesquisar mais antes de comprarem. E, com isso, os valores e a filosofia das marcas passaram a trazer um novo significado.

Basta lembrar dos escândalos de trabalho escravo que aconteceram há pouco tempo e do tamanho do prejuízo que algumas marcas tiveram. Ao fazer isso, já é possível entender como as atitudes das empresas estão impactando nas vendas.

Por isso, muito mais do que oferecer produtos de qualidade e que cumprem com o prometido, pensar em todo o processo de fabricação e distribuição faz toda a diferença no momento de conquistar mais vantagem competitiva.

E, como não poderia ser diferente, a preocupação com o meio ambiente também tem um grande peso nessa nova equação do consumo.

Nesse cenário, as embalagens retornáveis assumiram um significado novo. Muito mais do que uma “brincadeira” ou uma forma de economizar nas compras do mês, elas são mais conscientes e não prejudicam tanto o meio ambiente.

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Muito além do produto

É importante reforçar que uma estratégia de vendas deve ir além do desenvolvimento de produto.

É claro que produtos de alta performance, que cumpram com o que prometem e que apresentem diferenciais são importantes. No entanto, ter em mente a maneira como eles serão utilizados e armazenados pelos clientes pode fazer muita diferença.

As indústrias precisam começar a pensar as embalagens retornáveis como parte fundamental do lançamento de produtos e do processo de vendas.

Avaliar maneiras de tornar o uso dos produtos mais fácil, aprimorar o seu rendimento e performance. E, inclusive, tornar a armazenagem mais segura são aspectos que farão toda a diferença para atrair e fidelizar clientes.

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Embalagens retornáveis e o apelo de vendas

Outro ponto que chama atenção para as embalagens retornáveis é que elas podem ser utilizadas como estratégia para aumentar as vendas dos produtos. Como? Ao unirem apelo ambiental com facilidades de uso.

Tomemos como exemplo o setor de produtos de limpeza. Alguns produtos podem ser melhores aproveitados e mais fáceis de serem utilizados se contarem com uma tampa em spray.

Nesse caso, há a opção de oferecer para os clientes uma embalagem mais durável. Com o spray para que eles a tenham em casa. E, quando o produto acabar, a reposição do conteúdo seja feita por meio de uma embalagem mais simples.

Essa é uma excelente maneira de mostrar ao consumidor que a empresa se preocupa com o uso que ele fará do produto. Além disso, incentiva uma frequência maior de compra. Com as embalagens de reposição mais baratas, as chances de os clientes voltarem a comprar serão maiores.


Não deixe a criatividade de lado!

As embalagens são um dos grandes atrativos de um produto no ponto de venda. E, por isso, precisam ser pensadas de maneira estratégica e criativa.

Não é só porque estamos falando de uma embalagem retornável que ela precisa ser sem graça e feia, pelo contrário.

Vale a pena pensar em maneiras de tornar esses atributos mais bonitos e, quem sabe, até lançar coleções especiais que incentivem os clientes a desejarem colecionar as embalagens.

Outra dica é pensar em outros usos para as embalagens no momento em que elas forem descartadas. Por que não uma embalagem que se transforma em um vaso para plantar? Ou, até mesmo, criar postos de coleta e divulgar no site e nas redes sociais da empresa o trabalho que vocês estão realizando para reciclar essas embalagens?

Por isso, da próxima vez que for repensar a produção ou planejar o desenvolvimento de um novo produto, não deixe de pensar também nas embalagens.

Agora queremos saber: a sua empresa já trabalha com embalagens retornáveis ou outra iniciativa parecida? Conte para a gente nos comentários!