Quando o consumidor vai ao supermercado comprar uma água, ele nem imagina que existem diversos tipos de rótulos e todo o trabalho envolvido até que aquele produto chegue à prateleira. Afinal, a tarefa parece simples: desenhar, imprimir e aplicar. Mas, na verdade, o processo por trás dos rótulos para garrafa PET é bastante complexo.

São diversos problemas que podem ocorrer com os rótulos. Um layout criado nas dimensões erradas ou um rótulo que não seja adequado para o seu produto ou embalagem pode acabar enrugando, ou fazendo com que a imagem fique mal centralizada ou, ainda, com a impressão borrada.

Guia para criar rótulos irresistíveis

Aprenda a criar rótulos poderosos!

Em um mercado tão competitivo e que valoriza cada vez mais o relacionamento com os consumidores, não vai ser essa aparência de “desleixo” que você vai querer compartilhar por com  seu público, certo?

Pensando em tudo isso, no artigo de hoje, apresentaremos um passo a passo para a aplicação perfeita de rótulos para garrafa PET. Confira nossas dicas e saiba como você pode estampar um produto de forma memorável e duradoura!

1. Meça a sua garrafa

Rugas nunca são bem-vindas, não é mesmo? No rosto, elas são associadas à falta de cuidado com a aparência ou idade avançada. Nas roupas, ao desleixo ou à pressa. Certamente não é assim que você deseja que a sua marca seja vista, não é mesmo?

Nesse sentido, planejar rótulos para garrafa PET pode ser desafiador devido à sua forma curva. Por isso, tanto o design quanto o rótulo precisam estar devidamente ajustados ao tamanho e à circunferência do produto. Esse cuidado é fundamental para evitar problemas, como rótulo enrugado ou frouxo e um design desalinhado após a aplicação.

Elencamos abaixo duas maneiras simples e eficazes que ajudarão você a achar o tamanho perfeito dos rótulos para garrafa PET:

Use uma régua flexível

Uma régua flexível é excelente para medir a circunferência da garrafa com precisão. Basta enrolar a régua ao redor do objeto e registrar as dimensões encontradas.

Caso você deseje um rótulo envoltório completo, adicione 6,35 mm.

Multiplique pelo Pi

Para utilizar este método, você deve encontrar o diâmetro da garrafa. Para isso, meça a largura do fundo do objeto. Multiplique o valor encontrado por Pi (3,14).

Caso você deseje um rótulo envoltório completo, adicione 6,35 mm.

Altura do rótulo: muitas embalagens, já definem a altura do rótulo com uma ranhura no limite superior e inferior do frasco. Nesses casos, basta você definir com uma régua a altura que deseja, dentro desse espaço pré-determinado. Outras embalagens não têm essas ranhuras, fica, portanto, ao seu critério definir a altura do seu rótulo.

2. Escolha o material certo de rótulos para garrafa PET

Para evitar problemas, é preciso escolher o rótulo certo para o seu produto. Nesse contexto, é essencial considerar fatores como armazenagem, temperatura e exposição à umidade e a lugares frios. Afinal, o rótulo não pode rasgar ou borrar, mesmo quando sujeito a essas condições.

Um rótulo durável e bonito depende de uma composição adequada. E a opção ideal é o Rótulo Manga de Polietileno, que permitem estampar em 360°. Fabricado de forma ambientalmente adequada, ele é produzido em polietileno de baixa densidade, o que permite sua reciclagem (trazendo um selo de sustentabilidade para reforçar o posicionamento da sua marca no mercado).

Outra grande característica distintiva desse material é a sua facilidade de aplicação e remoção. Com ele, você tem muito mais agilidade no processo já que, ao contrário de outros tipos de rótulos, sua aplicação não demanda o uso de gabaritos ou maquinários específicos. A aplicação não leva mais do que três segundos, não necessitando nem mesmo interromper a produção para a aplicação do rótulo, garantindo mais agilidade e praticidade nos processos.

A flexibilidade e a resistência do material permitem que as informações tenham uma definição clara e que uma paleta de cores diversificada e moderna seja viável.

3. Conte com profissionais especializados para
desenvolver o layout

O layout do rótulo deve ser bem desenvolvido para que ele não fique estranho depois da aplicação. Afinal, ele é uma forma de comunicação com os consumidores e a representação visual do seu produto.

Para desenvolver um bom design, é essencial contar com parceiros experientes. A Dehon, por exemplo, auxilia seus clientes desde a concepção do layout, resultando na criação do design perfeito para seus rótulos! Todo o processo é elaborado em conjunto, com processo produtivo totalmente alinhado aos objetivos dos clientes.

Dica: é interessante conferir o checklist do design de rótulos para entender a melhor maneira de desenvolver o seu.

4. Opte por uma impressão de qualidade

De nada adianta criar um layout que adiciona valor ao rótulo, se a impressão não for de boa qualidade. Sua empresa deve tomar medidas para evitar problemas técnicos, como tinta que se apaga com o tempo ou impressão com falhas para se destacar no mercado.

Na Dehon Plásticos, esse processo é levado a sério, afinal de contas, o rótulo será um dos primeiros aspectos que vão chamar a atenção do consumidor.

Um bom rótulo deve oferecer, também, impressão de qualidade – daí, a importância de encontrar o melhor tipo de material no mercado, como o rótulo manga que apresentamos anteriormente, que é uma das preferências dos empreendedores de sucesso.

Na Dehon Plásticos, você pode, inclusive, optar por rótulos personalizados para usar em suas campanhas de marketing. Já pensou que legal poder planejar uma campanha inspirada na da Coca-Cola, que imprimiu nomes de pessoas nos rótulos? Afinal, esse tipo de técnica não se restringe somente a grandes multinacionais. Ela também está disponível para números menores de produção.

E para você, como a aplicação perfeita dos rótulos para garrafa PET deve ser? Ficou com alguma dúvida? Deixe um comentário e até a próxima!